Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Rio

Sistema de bombeamento de água no Leblon será ampliado

Jornal do Brasil

O Governo do Estado vai ampliar o sistema de bombeamento no canal do Jardim de Alah, garantindo que a água do rebaixamento do lençol freático seja escoada diretamente para o emissário submarino de Ipanema, para evitar que o material assoreado atinja a praia.

Apesar de a água proveniente do rebaixamento do lençol freático, feito pela empresa responsável pela Linha 4 do metrô, ser limpa, livre de poluição, o grande volume de água rebaixado saturou o sistema. A saturação provocou o deslocamento de material assoreado nas galerias de águas pluviais, levando os detritos já existentes nessa rede para a Praia de Ipanema.

A decisão foi tomada, nesta terça-feira (5/8), em reunião realizada na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Casa Civil, Rio Trilhos, Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) -, da Prefeitura do Rio (Fundação Rio Águas e Secretaria de Conservação), e Consórcio Linha 4 Sul, para apurar as causas da mancha escura que aparece na Praia de Ipanema, desde segunda-feira (04/08), e buscar soluções para garantir que o fato não volte a ocorrer. 

Tags: ipanema, poluição, praia, Sul, Zona

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.