ASSINE
search button

CPI para investigar Bethlem não é instalada na Câmara do Rio

Compartilhar

Os partidos de oposição na Câmara Municipal do Rio não conseguiram assinaturas suficientes para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra o deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). Das 17 assinaturas necessárias, foram obtidas apenas nove: de Raymont, Brizola Neto, Renato Cinco, Tereza Bergher, Eliomar Coelho, Márcio Garcia, Jefferson Moura, Paulo Pinheiro e Jimmy Pereira.

Apesar da frustração dos vereadores, eles acreditam que a CPI será criada, em que pese o "rolo compressor da prefeitura". Brizola Neto disse, inclusive, que se a comissão não for adiante estará comprovada a interferência do prefeito Eduardo Paes.

Os parlamentares vão encaminhar requerimentos aos Ministérios Públicos estadual e federal, e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque não conseguiram os documentos que tinham sido solicitados à Prefeitura.

A vereadora Tereza Bergher disse que se Eduardo Paes quiser colaborar com as investigações deveria aconselhar a sua base aliada a assinar o pedido de instalação da CPI.

Já Renato Cinco afirmou que existe a comprovação, através de gravações, dos crimes cometidos por Rodrigo Bethlem.

Pelas investigações dos vereadores da oposição, os valores dos contratos assinados chegaram a mais de R$ 20 milhões. Há, inclusive, um contrato assinado por uma mulher de 76 anos.

Jefferson Moura não tem dúvidas de que existe uma forte pressão de Eduardo Paes. Hoje, segundo ele, vários colegas receberam ligações do prefeito. "Não sou a mãe Diná, mas imagino que seja para votar contra a CPI", disse.

A sessão da Câmara desta terça-feira não teve a presença do presidente da Casa, Jorge Felippe. O vereador Paulo Pinheiro disse que é importante a presença de Felippe para poder levar adiante a investigação sobre Bethlem.

>> Justiça bloqueia bens de Bethlem, da ex-mulher e de ONG

>> Bethlem: relatório de vereador cita contratos com outra ONG e secretarias

>> Pezão elogia Bethlem: 'Te conheço muito. Com certeza quero estar do seu lado'

>> RJ: vereador articula ação contra aliado de Paes denunciado

>> Bethlem, Paes, ONG e reeleição

>> Eduardo Paes convoca coletiva para comentar denúncias contra Bethlem

>> Bethlem nega acusações feitas pela ex-mulher

>> Época: homem de confiança de Cabral e Paes mantém conta na Suíça

>> Em nova gravação, Bethlem diz que foi 'muito útil a rei do ônibus'