Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Rio

Defesa Civil simula evacuação em áreas de risco de favela carioca

Agência Brasil

Moradores de 115 casas em áreas mais vulneráveis do Morro da Mineira, zona norte do Rio de Janeiro, participaram hoje (3) de um exercício simulado de evacuação, em caso de risco de deslizamento. O último treinamento do tipo foi feito em maio, no Morro do Salgueiro.

É a 23ª simulação em comunidades da cidade, e conta com a participação de lideranças locais e agentes comunitários, avisados por mensagens SMS, no telefone celular, sobre a necessidade de deixar os moradores mobilizados para o momento em que a sirene do alarme tocar. A tarefa dos agentes é ajudar os moradores a chegarem aos pontos de apoio: uma escola e uma casa de festas, no caso da favela.

O sistema de alarmes começou a ser implantado na cidade em 2011, e está presente em 103 favelas. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação, desde o início do projeto não foram registradas mortes por desastres naturais na cidade.

"O importante agora é inserir no comportamento das pessoas as principais ações. Com as mudanças climáticas, as tempestades serão cada vez mais severas, então, as pessoas que vivem em uma área de risco precisam ter consciência disso quando uma sirene for acionada", disse o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta.

Tags: deslizamento, moradores, morro, salgueiro, simulado

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.