ASSINE
search button

TJRJ aumenta a segurança nos fóruns de Petrópolis e Itaboraí

Compartilhar

Mais dois fóruns do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contam com novos portais para controle de acesso ao público. Depois da instalação do equipamento no Fórum de Petrópolis, na Região Serrana, no início do mês passado, o sistema também foi implantado no novo Fórum de Itaboraí, na Região Metropolitana, inaugurado no último dia 25.

Desde o início do ano, a Diretoria Geral de Segurança Institucional (DGSEI) tem instalado o sistema de segurança nos fóruns da capital e interior. A adoção da medida teve resultado prático recentemente, quando evitou que uma pessoa, armada com uma pistola, entrasse no Fórum de Caxias. Em palestra para os conselheiros da OAB, realizada no dia 23 de julho, a presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, classificou a instalação dos portais como elemento indispensável para a segurança dos usuários do Poder Judiciário.

Além disso, a iniciativa do TJRJ cumpre a Resolução 104/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a necessidade de reforçar a segurança nas unidades do Judiciário que possuem varas criminais, com o controle de acesso, instalação de câmeras de vigilância e aparelho detector de metais, além de policiamento ostensivo.

Com a utilização dos portais de detectores de metais e dos aparelhos de raio-x, é possível vistoriar bolsas, pastas e mochilas, evitando o ingresso de qualquer tipo de arma ou munição. O usuário que possuir porte deve acautelar a arma antes de entrar no fórum. Já o que estiver com armamento ou possuir munição de forma ilegal será detido.