ASSINE
search button

Denúncias contra Bethlem: rumores de que deputado deve desistir da reeleição

Fontes dizem que situação de Bethlem no PMDB é insustentável após denúncias de corrupção

Compartilhar

Apesar do PMDB no Rio de Janeiro afirmar não ter recebido nenhum comunicado até o momento do deputado federal Rodrigo Bethlem, há fortes rumores de que ele deve anunciar ainda nesta quarta-feira (30/7) a desistência da sua reeleição. Depois do Jornal O Dia publicar no último sábado (26) que Bethlem havia reunido seu comitê de campanha para informar que todos seriam dispensados, um dia após a Revista Época divulgar as denúncias feitas pela ex-mulher do deputado, Vanessa Felippe, a Folha afirma nesta quarta (30) que Bethlem desistiu da sua candidatura. A nota do jornal diz ainda que os peemedebistas estão pressionando o deputado para ele se desfiliar do partido e renunciar ao mandato. 

>> Denúncias contra Bethlem: Corregedoria da Câmara avalia pedido de investigação

Nesta terça (29), vereadores da oposição decidiram propor a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, além de apelar para a Procuradoria-Geral da República e a Superintendência da Polícia Federal para investigar as denúncias feitas contra o deputado. O Partido Popular Socialista (PPS) também acionou a Corregedoria Geral da Câmara dos Deputados para investigar o caso. 

Bethlem, que já ocupou os cargos de secretário de Ordem Pública, Assistência Social e Governo do prefeito Eduardo Paes (PMDB), foi acusado pela sua ex-mulher, Vanessa Felippe, de envolvimento em esquema de corrupção na prefeitura. Vanessa entregou à Revista Época gravações que ela afirma ser de conversas com Bethlem. O deputado assume no diálogo ter recebido uma espécie de mesada da ONG Casa Espírito Tesloo, entre 2011 e 2012, além de receber cerca de R$ 100 mil mensais em propinas através de processos firmados com a sua secretaria e ainda possuir conta não declarada na Suíça.

Os vereadores Eliomar Coelho (Psol), Jefferson Moura (Psol), Leonel Brizola Neto (PDT), Marcio Garcia (PR), Paulo Pinheiro (Psol), Reimont (PT), Renato Cinco (Psol) e Teresa Bergher (PSDB) decidiram pela instalação da CPI e pretendem levar o caso à Procuradoria Geral da República, para investigar os agentes que tiveram participação no suposto esquema e garantir o ressarcimento dos recursos públicos desviados, assim como identificar a participação de eventuais outros beneficiários na suposta ação criminosa. Em nota, a bancada da oposição também informou que irá acionar a Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro, em razão do suposto crime de evasão de divisas para conta bancária de Bethlem na Suíça.

Segundo a assessoria de imprensa do vereador Eliomar Coelho, os parlamentares vão recorrer ao Ministério Público Estadual para ter acesso aos resultados da sindicância aberta pela própria prefeitura em fevereiro de 2013, para apurar possíveis fraudes no cadastramento de benefícios sociais feitos pela secretaria de Bethlem. A medida que teve a sua publicação no Diário Oficial do município no dia 22 de fevereiro de 2013 teve os resultados mantidos em sigilo.  

A Corregedoria da Câmara dos Deputados vai analisar o pedido do PPS. A mesa diretora, se chegar à conclusão de que houve decoro parlamentar, vai encaminhar o caso para o Conselho de Ética. "Apesar de afastado para ser secretário, a jurisprudência prevê que ele pode ser alvo de investigação porque, mesmo licenciado, está sob o Código de Ética", explicou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

Em sua coluna na Revista Veja, Lauro Jardim afirmou nesta terça que o Corregedor da Câmara, deputado Átila Lins (PSD/AM), "tem a mesma impressão do que qualquer sujeito de bem a respeito da confissão de Rodrigo Bethlem de que recebia propina de um fornecedor da Prefeitura do Rio de Janeiro". Segundo o colunista, Lins avisou disse que "Ficou muito explícito. Se ele não negou a veracidade das gravações até agora, quer dizer que são verdadeiras. Ele terá cinco dias para se defender e eu, 45 para me pronunciar, mas não precisarei de todo esse tempo". A nota de Jardim destaca que Lins não estipulou um prazo para enviar o caso ao Conselho de Ética. 

Leia mais sobre o caso:

>> Em nova gravação, Bethlem diz que foi 'muito útil a rei do ônibus'

>> Pezão elogia Bethlem: 'Te conheço muito. Com certeza quero estar do seu lado'

>> RJ: vereador articula ação contra aliado de Paes denunciado

>> Bethlem, Paes, ONG e reeleição

>> Eduardo Paes convoca coletiva para comentar denúncias contra Bethlem

>> Época: homem de confiança de Cabral e Paes mantém conta na Suíça

>> Bethlem nega acusações feitas pela ex-mulher

As relações reveladas na gravação publicada pela Revista Época 

No dia 15 de julho do ano passado o Jornal do Brasil publicou uma reportagem com o título: "Segurança pública atua em eventos privados da elite". Tinha sido um final de semana marcado pelo casamento de Beatriz Barata, neta do megaempresário dos transportes no Rio de Janeiro, Jacob Barata. Após uma manifestação absolutamente pacífica em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ocorria a festa, o vandalismo de algum convidado, que jogou um cinzeiro em direção ao público, custou a um manifestante um profundo corte na cabeça.

>> VEJA A MATÉRIA

Trechos da NOVA gravação divulgada pela ex-mulher de Bethlem:

Vanessa - Tá, então deixa eu terminar. Por 16 anos, eu investi nisso aqui. O que quer que eu vá fazer agora, você sabe com o que você vai estar me ajudando, se me ajudar? Com dinheiro. Eu te ajudei com dinheiro na campanha? Por várias campanhas, seu maior colaborador, aliás, em quase todas as campanhas praticamente, o seu maior colaborador foi um homem chamado Jacob. Eu te ajudei com dinheiro, Rodrigo. 

Bethlem – Eu construí uma relação com ele, Vanessa? Como eu te apresentei milhares de pessoas. 

Vanessa - Eu não te ajudei com dinheiro, Rodrigo? 

Bethlem- Se você não construiu relação, é outra história. Eu fui muito útil... que ele goste de mim, goste de você, tudo bem. Eu fui muito útil pra esse cara na Câmara. Não foi pouco não, muito. Eu derrubei sessão, eu tirei projeto... 

Vanessa - Rodrigo, é a mesma coisa que estou lhe falando. Tá vendo como é? É igual. 

Bethlem - Não é igual 

Vanessa - É igual, olha aqui, é um pontapé. O que eu estou querendo dizer é o seguinte: você me ajudar com dinheiro?... Eu te ajudei com dinheiro, em todas elas. Fosse através do Jacob, fosse através do meu pai”.