ASSINE
search button

Corregedoria da Câmara vai avaliar pedido de investigação de Rodrigo Bethlem

No Rio, vereadores de oposição vão se reunir para acertar detalhes do um pedido de CPI

Compartilhar

Partido Popular Socialista (PPS) anunciou nesta terça-feira (29/7) que acionou a Corregedoria Geral da Câmara dos Deputados para investigar o suposto envolvimento do deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) em denúncias de corrupção da época que ele ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Social na prefeitura do Rio de Janeiro. A ex-mulher do deputado, Vanessa Felippe, entregou à Revista Época gravações que ela afirma ser de conversas com Bethlem. O deputado assume no diálogo ter recebido uma espécie de mesada da ONG Casa Espírito Tesloo, entre 2011 e 2012, além de receber cerca de R$ 100 mil mensais em propinas e possuir conta não declarada na Suíça. 

Leia mais sobre o caso:

>> Em nova gravação, Bethlem diz que foi 'muito útil a rei do ônibus'

>> Pezão elogia Bethlem: 'Te conheço muito. Com certeza quero estar do seu lado'

>> RJ: vereador articula ação contra aliado de Paes denunciado

>> Bethlem, Paes, ONG e reeleição

>> Eduardo Paes convoca coletiva para comentar denúncias contra Bethlem

>> Época: homem de confiança de Cabral e Paes mantém conta na Suíça

>> Bethlem nega acusações feitas pela ex-mulher

A Corregedoria da Câmara afirmou que vai analisar o pedido do PPS. A mesa diretora se chegar à conclusão de que houve decoro parlamentar, vai encaminhar o caso para o Conselho de Ética. "Apesar de afastado para ser secretário, a jurisprudência prevê que ele pode ser alvo de investigação porque, mesmo licenciado, está sob o Código de Ética", explicou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

No Rio de Janeiro, líderes da oposição na Câmara dos Vereadores também vão se reunir no início da tarde desta terça-feira (29) para acertar os detalhes do pedido de CPI para investigar o caso. A assessoria de imprensa do vereador Eliomar Coelho (Psol-RJ) informou que a reunião com os vereadores de oposição tem como meta avaliar os caminhos para se apurar as denúncias feitas por Vanessa Felippe. Com o final do recesso, na semana que vem, os vereadores também vão fazer pressão para que o caso seja tratado com total atenção já nas primeiras sessões. 

Os vereadores, ainda de acordo com a assessoria de Coelho, deve recorrer ao Ministério Público Estadual para ter acesso aos resultados da sindicância aberta pela própria prefeitura em fevereiro de 2013, para apurar possíveis fraudes no cadastramento de benefícios sociais feitos pela secretaria de Bethlem. A medida que teve a sua publicação no Diário Oficial do município no dia 22 de fevereiro de 2013 teve os resultados mantidos em sigilo, de acordo com a assessoria de Eliomar Coelho. 

Desde a tarde desta segunda (28) o sistema tecnológico e de internet da Câmara não está funcionando e os vereadores da oposição não puderam iniciar as primeiras medidas para a formação da CPI. Qualquer pedido só poderá ser protocolado com o retorno do recesso. 

As relações reveladas na gravação publicada pela Revista Época 

No dia 15 de julho do ano passado o Jornal do Brasil publicou uma reportagem com o título: "Segurança pública atua em eventos privados da elite". Tinha sido um final de semana marcado pelo casamento de Beatriz Barata, neta do megaempresário dos transportes no Rio de Janeiro, Jacob Barata. Após uma manifestação absolutamente pacífica em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ocorria a festa, o vandalismo de algum convidado, que jogou um cinzeiro em direção ao público, custou a um manifestante um profundo corte na cabeça.

>> VEJA A MATÉRIA

Trechos da NOVA gravação divulgada pela ex-mulher de Bethlem:

Vanessa - Tá, então deixa eu terminar. Por 16 anos, eu investi nisso aqui. O que quer que eu vá fazer agora, você sabe com o que você vai estar me ajudando, se me ajudar? Com dinheiro. Eu te ajudei com dinheiro na campanha? Por várias campanhas, seu maior colaborador, aliás, em quase todas as campanhas praticamente, o seu maior colaborador foi um homem chamado Jacob. Eu te ajudei com dinheiro, Rodrigo. 

Bethlem – Eu construí uma relação com ele, Vanessa? Como eu te apresentei milhares de pessoas. 

Vanessa - Eu não te ajudei com dinheiro, Rodrigo? 

Bethlem- Se você não construiu relação, é outra história. Eu fui muito útil... que ele goste de mim, goste de você, tudo bem. Eu fui muito útil pra esse cara na Câmara. Não foi pouco não, muito. Eu derrubei sessão, eu tirei projeto... 

Vanessa - Rodrigo, é a mesma coisa que estou lhe falando. Tá vendo como é? É igual. 

Bethlem - Não é igual 

Vanessa - É igual, olha aqui, é um pontapé. O que eu estou querendo dizer é o seguinte: você me ajudar com dinheiro?... Eu te ajudei com dinheiro, em todas elas. Fosse através do Jacob, fosse através do meu pai”.