ASSINE
search button

Trânsito no centro do Rio será alterado para demolição do Elevado da Perimetral

Compartilhar

A Avenida Rodrigues Alves terá duas pistas fechadas, neste sábado (26), na altura da Rua Santo Cristo, zona portuária do Rio, para demolição do último trecho do Elevado da Perimetral, a partir das 8h. O trabalho será feita de forma manual e não por implosão, e a retirada de toda a estrutura de concreto deve durar até quatro meses.

Devido à interdição do trecho junto à Rodoviária Novo Rio, serão implementadas várias modificações no trânsito da região. A principal delas é para quem vem da Avenida Brasil, principal ligação das zonas oeste e norte com a região central da cidade. Para acessar a Avenida Rodrigues Alves, o motorista agora terá que passar pela Rodoviária Novo Rio até a Rua Comandante Garcia Pires, e depois, pela Rua Santo Cristo. Já os motoristas que seguem pela Via Binário do Porto, para acessar a Avenida Brasil, pela Rodrigues Alves, deverão seguir até o Viaduto do Gasômetro.

De acordo com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Zona Portuária do Rio (Cdurp), Alberto Silva, a pressa para iniciar as obras é justamente para devolver o tráfego pela Rodrigues Alves o mais rapidamente possível ao motorista carioca.

“Só a remoção da Perimetral vai durar de três a quatro meses e vamos ter mais uns oito ou nove meses de obra de infraestrutura, então em meados do ano que vem, estamos devolvendo esse trecho da Avenida Rodrigues Alves, que vai ser interditado agora, para a cidade. Já começando um processo de entregas, até o meado de 2016, de todas as obras do Porto Maravilha”, explicou.

Ainda de acordo com Silva, além da retirada do que resta da Perimetral, o trecho será interditado também para obras de infraestrutura, importantes para a continuidade do processo de revitalização da zona portuária. Rotas alternativas estão sendo anunciadas. As linhas de ônibus vão ser desviadas e os pontos que ficavam na Rodrigues Alves vão ser distribuídos entre a Via Binário e a Rua General Luiz Mendes.

A Rio Ônibus e a Secretaria Municipal de Transportes vão fazer uma ação de panfletagem para manter os usuários informados sobre a mudança dos pontos. Além disso, todas as informações sobre alterações nos itinerários na região do Porto do Rio podem ser encontradas no site da Companhia de Desenvolvimento Urbano.

Segundo a prefeitura, o trecho deve ser reaberto somente no segundo semestre de  2015.