ASSINE
search button

Crea-RJ realiza Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Evento acontece no próximo dia 29 na estação Carioca do Metrô

Compartilhar

A cada 15 segundos, 115 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho. O número impressiona e segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de dois milhões de pessoas morrem a cada ano devido as enfermidades relacionadas ao trabalho. O Brasil é o quarto país do mundo no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Com isso, de acordo com o INSS, as despesas com acidentes e doenças profissionais atingiram R$ 16 bilhões em 11 anos.

A fim de conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde e segurança laboral, o Crea-RJ realiza, em 29 de julho (terça-feira), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (DNPAT). O presidente do Conselho, Agostinho Guerreiro, estará presente na abertura, às 10h, na estação Carioca do Metrô. O evento vai até as 16h.

O DNPAT 2014 objetiva sensibilizar a população do custo social e econômico decorrentes dos acidentes e doenças do trabalho, bem como fomentar junto às Escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio e técnico, a inclusão  de noções de Saúde e Segurança do Trabalho como formação de base no processo educacional.

"Pelo terceiro ano o Crea-RJ realiza esse evento a fim de dinamizar as atividades referentes à prevenção de acidentes de trabalho. Com isso, procuramos levar informação a um grande número de trabalhadores em locais de grande circulação de pessoas", comenta Jaques Sherique, conselheiro do Crea-RJ e Coordenador do evento.

Ao longo do dia, o público poderá acompanhar painéis e ações relativos à prevenção de acidentes do trabalho com exposição de equipamentos e Técnicas de Segurança do Trabalho; de combate ao trabalho infantil, apresentação de vídeos de prevenção de segurança e saúde no trabalho, emissão de Carteira de Trabalho, além de diversas atividades relativas à Saúde como medição de glicose, aferição de pressão arterial (unidade móvel), acuidade visual,  ginástica laboral,.  

O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Clube de Engenharia, Sobes, Sobes - Rio, MetrôRio, Abest, Fundacentro, Tribunal Regional do Trabalho - 1ª Região, Lions Clube / Fundação Armando Fajardo, Fasp-RJ e Afiaserj.