ASSINE
search button

Ministério Público denuncia 33 supostos traficantes do Morro da Formiga

Compartilhar

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou 33 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no Morro da Formiga, na Tijuca, zona norte da cidade. Durante uma operação realizada ontem (22) na comunidade, policiais do 19ª Distrito Policial cumpriram 22 dos 36 mandados de prisão expedidos pela Justiça. De acordo com o promotor Marcos Zac, os supostos traficantes continuavam a exercer as funções na comunidade, mesmo após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na área, em 2010.

Segundo o promotor, a denúncia foi oferecida no último dia 30 e indica que os suspeitos estavam envolvidos na venda de drogas na região e na cobrança de taxas de mototaxistas, motoristas de transporte alternativo e comerciantes para que pudessem trabalhar. Os suspeitos chegavam a ameaçar quem se recusasse a pagar a taxa e dominavam três pontos importantes da comunidade, conhecidos como Bazanha, Belvedere e Coruja.

“Mapeamos a região através de um trabalho de inteligência, algumas escutas foram autorizadas pela Justiça, alguns membros são conhecidos como traficantes locais há muito tempo e com base no inquérito policial, fizemos a denúncia. Eles são acusados de associação para o tráfico e extorsão”, explicou Kac.

Desde 2012, a Polícia Civil investiga o tráfico remanescente no Morro da Formiga. Além dos 22 mandados de prisão cumpridos na ação de ontem, duas pessoas foram presas em flagrante, entre elas um adolescente.