ASSINE
search button

Fim de semana violento nas comunidades pacificadas no Rio

Compartilhar

Fim de semana violento em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, com intensas trocas de tiros, viaturas incendiadas, duas pessoas mortas e policial baleado. No sábado, um confronto entre criminosos e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão resultou na morte de Matheus Alexandre Silva Santos, de 18 anos. Em represália, mais de 100 tiros foram disparados por criminosos na noite deste domingo (20/7) contra o contêiner da UPP do Alemão na Rua Canita, além de uma viatura incendiada. Um PM identificado como soldado Cordeiro ficou ferido. Na Rocinha, na Zona Sul da cidade, e na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste, também houve registros de confrontos no sábado e no domingo. 

O confronto mais violento aconteceu por volta das 21h deste domingo (20), quando homens fortemente armados dispararam mais de 100 tiros contra a base da UPP do Alemão na localidade conhecida como Canita, na Vila Cruzeiro. O relógio de energia da unidade foi atingido, provocando um incêndio. A viatura que estava parada ao lado do contêiner também acabou incendiada, além de uma moto de um dos moradores. As casas que ficam ao lado da UPP ficaram marcadas pelos tiros disparados contra a base militar. 

Dois policiais militares estavam dentro da unidade no momento do ataque e tentaram abandonar o local. Um deles, identificado como soldado Cordeiro, foi baleado na cintura e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O PM não corre risco de morrer e passa bem nesta segunda (21). Um blindado da PM foi chamado para dar apoio na Vila Cruzeiro. A ação seria respostas dos criminosos a morte de Matheus Alexandre da Silva, de 18 anos, atingido durante confronto entre PMs e traficantes um dia antes, na Nova Brasília, durante uma operação para prender o traficante Diogo Wellington Costa, o Bebezão, quando participava de uma festa na comunidade. Bebezão também foi atingido com um tiro na barriga, levado a um hospital e morreu na manhã desta segunda (21). Com Matheus a Polícia apreendeu uma pistola, um carregador e um telefone celular. 

O teleférico do Alemão está fechado ao público desde a quinta-feira passada (17), quando o clima de insegurança e confrontos foram registrados no Complexo. A Supervia, concessionária que administra o transporte, disse em nota que a medida visa “garantir a segurança de seus passageiros e funcionários”. A PM reforçou a segurança na comunidade nesta segunda.

No domingo (20) de manhã, policiais da UPP da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste, trocaram tiros com marginais. Wellington Santana Maciel da Silva, 20 anos, foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido durante o confronto, que aconteceu na localidade conhecida como Apartamentos. A Coordenadoria das UPPs informou que os PMs faziam patrulhamento de rotina quando se depararam com bandidos armados na altura de um viaduto na Linha Amarela. Na troca de tiros, Wellington foi baleado e encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Com os suspeitos foram encontradas duas pistolas. 

No sábado, o clima também foi tenso na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio. Moradores relataram trocas de tiros durante a madrugada e na parte da manhã. Policiais da UPP da Rocinha apreenderam trouxinhas de maconha, uma balança de precisão e um caderno com anotações do tráfico numa casa na localidade da Vila Verde. A ação dos policiais aconteceu a partir de uma denúncia anônima e assustou os moradores com as intensas trocas de tiros.