ASSINE
search button

'Juiz age como no Estado de Exceção', diz Jandira Feghali

Deputada divulga nota oficial criticando Flávio Itabaiana

Compartilhar

Em resposta ao juiz Flávio Itabaiana, a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, disse que nenhum poder está isento de fiscalização por parte da sociedade civil. Em nota, o juiz atacou o grupo de parlamentares que acionou Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e questionou o pedido de prisão preventiva de 19 ativistas fluminenses.

Flávio chegou a desqualificar quatro deputados federais, entre eles Jandira, repudiando a ida ao CNJ. Para a parlamentar comunista, o ato do juiz é mais coerente com o ‘Estado de exceção’: “Essa reação do magistrado não condiz com o que a democracia permite. Vamos manter nossa postura e reforça-las, buscando novas medidas”, informou.

Lei a nota na íntegra:  

1. Acionar o Conselho Nacional de Justiça e questionar uma decisão judicial é um direito de qualquer cidadão brasileiro dentro do Estado Democrático de Direito e não uma intimidação – como tenta fazer crer o senhor juiz Flávio Itabaiana.

2. Lamentamos profundamente a postura de ataque por parte do juiz aos representantes do poder legislativo no exercício de seus mandatos, desconhecendo, inclusive, a rotina extenuante de trabalho do grupo que acionou o CNJ.

3. Vale ressaltar que a Justiça é o único Poder que não é eleito pelo povo. Reiteramos a necessidade de reforma do judiciário, sendo uma exigência da democracia brasileira.

4. Por último, aproveitamos para reforçar a citação usada pelo juiz: "em prol do povo brasileiro". Não tenham dúvida, ela é seguida à risca por nós.