Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Rio

RJ: bombeiros importam equipamento para resgatar vítimas de ferragens

Agência Brasil

A partir de agosto, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro poderá usar em salvamentos dez equipamentos importados da Alemanha para facilitar o resgate de vítimas presas a ferragens. Chamados de desencarceradores elétricos, os utensílios serão adaptados a dez motos e custaram cerca de R$ 300 mil.

A função dos equipamentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é cortar e expandir ferragens. Segundo a corporação, o fato de serem acoplados a motos vai agilizar o atendimento às vítimas, por reduzir o tempo de chegada ao local do chamado em caso de congestionamentos, por exemplo. Apesar de servir principalmente para uso em caso de acidentes de trânsito, os desencarceradores também podem libertar pessoas presas em elevadores.

Para operar o equipamento, 22 bombeiros motociclistas vão passar por treinamento. Atualmente, a corporação tem 51 motos: 16 para combate a incêndios, 15 para atendimento pré-hospitalar, 10 para escolta e treinamento e mais 10 que receberão os desencarceradores.

As motocicletas têm como base o destacamento do Recreio dos Bandeirantes e o grupamento de Duque de Caxias, mas, segundo os Bombeiros, os atendimentos podem ser feitos em outras regiões.

Tags: Acidentes, Importados, militares, resgate, Rio, socorro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.