Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Rio

Secretaria do Ambiente abre inscrições para novos cursos de moda na Mangueira 

Jornal do Brasil

Os moradores da Mangueira e de outras comunidades, interessados no aprendizado e na confecção de roupas e acessórios sustentáveis, têm uma grande oportunidade com os cursos gratuitos oferecidos pelo projeto EcoModa. Os cursos estão com as inscrições abertas até o dia 23 de julho para as novas turmas de desenho, modelagem, corte e costura, acessórios, serigrafia e estamparia. O EcoModa, projeto da Setcretaria de Estado do Ambiente, tem o objetivo de promover a inclusão social, a autonomia econômica e a prática do empreendedorismo dos moradores.

Para fazer a inscrição, o morador precisa ser maior de 18 anos de idade e levar à sede do EcoModa (Travessa Saião Lobato, 62, Buraco Quente – Mangueira) cópia da carteira de identidade, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. O morador tem ainda mais duas opções de realizar a inscrição: pelo e-mail projetoecomodastc@gmail.com ou pelos telefones 2334-2534 ou 2334-2504.

O aluno no decorrer do curso, que tem 200 vagas por turma e duração de 10 meses, recebe uma bolsa auxílio de R$ 120,00 mensais. Os que mais se destacarem poderão atuar como monitores das próximas turmas, sendo contemplados com bolsa mensal de R$ 600. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas ou as terças, quintas e sextas, nos horários de 8h30 às 12h e 14h30 às 18h.

O EcoModa trabalha com matéria prima sustentável, doada, inclusive, por empresas. Nas aulas, os moradores aprendem a transformar retalhos de tecidos, jeans e banners doados, que normalmente iriam para o lixo, em bolsas, blusas, saias e vestido. Até mesmo CDs, que seriam descartados, servem de material para o curso.

Desde a criação do projeto, em 2012, 737 moradores da Mangueira e da região já foram capacitados pelo EcoModa, instalado no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, em um prédio de 450 m², com 25 máquinas de corte e costura e outros equipamentos usados para a confecção dos produtos. 

 

Tags: AMBIENTE, comunidades, mangueira, pacificadas, projeto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.