ASSINE
search button

Plenária apoia ativistas presos neste sábado, no Centro

Compartilhar

Uma plenária convoca ativistas e movimentos sociais para as 19h deste sábado (12), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência (Sindisprev), no Centro do Rio, em apoio aos 19 ativistas presos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na manhã de hoje. A acusação é que eles seriam suspeitos de envolvimento em atos violentos durante protestos na capital fluminense. Entre eles, está Elisa Quadros, conhecida como “Sininho”. 

>> Na véspera da final da Copa do Mundo, 19 ativistas são presos 

>> Advogados de direitos humanos prestam assistência a ativistas presos no Rio

>> Justiça Global critica prisões de ativistas anti-Copa na véspera da final

De acordo com a militante que criou um evento no Facebook - intitulado Plenária Unitária pela Liberdade dos Presos Políticos de 12/07/2014 -, que se identificou como Lu Ornellas, a reunião de hoje é uma "plenária de emergência com a finalidade de debater o que está acontecendo", em referência a prisão dos ativistas. O debate acontece com a presença de movimentos sociais, sindicatos, partidos e ativistas, para levantar propostas. A plenária está aberta também aos familiares dos presos. 

Ela critica as prisões realizadas. "Eles querem acabar com os protestos. Costumo dizer que abrimos a Caixa de Pandora em junho de 2013", comentou. No Rio, protestos estavam marcados para a final da Copa, próximo ao Maracanã, na Praça Saens Peña. 

>>Manifestações acontecem no Rio, em dia de final da Copa

Sobre as acusações de formação de quadrilha, ela afirma: "Não existe nada de quadrilha, o que existe são pessoas comuns que não aguentam mais tanta corrupção, roubalheira, falta de verba pra educação, saúde e cultura. Queremos democracia e queremos que o direito de greve seja respeitado", completa.