Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Rio

Alunos da rede estadual do Rio são premiados com 10 mil tablets

Agência Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa da secretaria de Estado de Educação, premiou com tablets, 10 mil estudantes da rede estadual de ensino, que tiveram maior rendimento na avaliação de 2013. Um grupo de alunos recebeu hoje (3), no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, os equipamentos durante cerimônia simbólica. Os outros aparelhos serão entregues por um grupo de cada região do estado, após a Copa do Mundo. 

O projeto entrega 10 mil aparelhos por ano e a premiação é feita em forma de reconhecimento por mérito aos alunos da rede pública estadual. Os estudantes contemplados fizeram a avaliação no ano passado e muitos já estão na faculdade. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, o objetivo do programa é incentivar o ingresso dos alunos nas faculdades para  que eles continuem se esforçando em busca de melhores resultados.

Nós temos várias ações de incentivo para os alunos e este equipamento é um deles. Nesse grupo, temos alunos que já fazem faculdade, o que a gente quer. Têm muitos alunos em universidades públicas e outros que recebem bolsas integrais das faculdades particulares, conveniadas por nós. As bolsas nas universidades são obtidas pelos melhores resultados que os alunos alcançam. A gente quer passar para os jovens que por meio do esforço deles, que é possível ter a recompensa com um futuro melhor", disse.

Além de fornecer os computadores de mão, o programa promove outras ações, como estágio remunerado, viagens culturais para os alunos que se destacam, além da concessão de bolsas de estudo  em universidades particulares. Segundo o secretário, os resultados vem sendo alcançados a cada ano.

"Todas estas ações têm um simbolismo -  maior esforço e melhores resultados. Têm algumas ações que o estado faz questão de incentivar para que os alunos continuem se esforçando e isso tem dado muito certo”, disse.

A cada ano nossos resultados vem melhorando e a quantidade de alunos fazendo faculdade também vem aumentando. As ações de reconhecimento começaram em 2011 com o Programa de Viagens Jovens Turistas. A escola ganha uma viagem turística cultural com acompanhamento pedagógico. Este prêmio permite ao aluno conhecer a cidade, os teatros, museus, pontos turísticos, centros cultural e histórico", explicou Risolia.

Tags: educação, estudantes, premiação, risolia, Secretaria

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.