Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Rio

"Multa para inglês ver" afasta Guarda Municipal que autuou chileno no Rio

Jornal do Brasil

Um processo foi aberto para apurar o caso do guarda municipal que, após autuar um torcedor chileno que jogou uma guimba de cigarro no chão, disse que a multa era "para inglês ver". O guarda foi identificado e afastado, mas não teve seu nome divulgado para a imprensa. Após o término das investigações, ele pode ser expulso da Guarda Municipal, conforme informou a Secretaria de Ordem Pública.

Um vídeo, divulgado pelo RJ-TV nesta quarta-feira, registra o flagrante, que aconteceu no entorno do Maracanã. O chileno é abordado pelo guarda, que escreve a multa. Perguntado sobre onde deveria pagá-la, ele recebe a resposta: "Não paga nada. É só para inglês ver. É para puxar tua orelha". Contudo, a Comlurb informa que a multa foi efetivamente aplicada e que o chileno deverá pagá-la.

Programa Lixo Zero

Segundo o Programa Lixo Zero, quem for flagrado jogando lixo no chão pode pagar multa, que varia de R$ 98 a R$ 3 mil, segundo o tamanho no objeto. Nativos dos países que compõe o Mercosul que infringirem a lei deverão mostrar a identidade e poderão imprimir a via de pagamento no site da Comlurb dois dias depois da autuação. Os que não pagarem a multa, terão seu nome inscrito no Serasa. Já para estrangeiros de outros países, a multa será aplicada após apresentação do passaporte. Será emitida uma guia de pagamento no Banco do Brasil, também pela internet.

Lixo na Copa do Mundo

Em nota, a Comlurb detalhou os resultados da coleta de lixo nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro:

"A Comlurb removeu 0,95 t toneladas de lixo ontem, quarta-feira, dia 18/06, do entorno do Maracanã e 18 toneladas de lixo da orla de Copacabana, incluindo a área onde se realiza o evento Fifa Fan Fest , totalizando 19 toneladas de resíduos.

No Maracanã, os serviços de limpeza e de coleta de lixo público no anel e nas vias de acesso ao estádio foram feitos em três turnos, por 76 garis, seis agentes de limpeza, três gerentes, com o apoio de dois caminhões coletores, três varredeiras e três equipamentos para lavagem.

Duzentos contêineres de 240 litros foram dispostos no entorno do estádio e nas barreiras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), para reforçar as opções de descarte correto do lixo por parte dos torcedores. As pistas e pátios do Maracanã foram lavados e desodorizados antes e após a competição.

Em Copacabana, nas áreas em torno do evento FIFA Fan Fest, 30 garis, três agentes de limpeza e dois gerentes atuaram em três turnos de trabalho. Na área interna, a limpeza é feita pela organização do evento. Foram dispostos 50 contêineres plásticos nos acessos para permitir o descarte correto dos resíduos. Foram utilizados dois caminhões coletores, duas varredeiras e dois equipamentos para lavar as pistas".

No último sábado (14), torcedores japoneses que foram à Arena Pernambuco, em Recife, para assistir o jogo contra a Costa do Marfim foram fotografados recolhendo copos descartáveis após o término da partida. Vale lembrar que o Japão perdeu por 2 a 1 para o time africano. Na segunda-feira seguinte (16) foi a vez dos alemães darem seu exemplo de civilidade. Durante a Fifa Fan Fest, em Copacabana, os europeus também recolheram lixo da areia.

Tags: alemães, copa do mundo, japoneses, lei, lixo, multa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.