Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Rio

"Multa para inglês ver" afasta Guarda Municipal que autuou chileno no Rio

Jornal do Brasil

Um processo foi aberto para apurar o caso do guarda municipal que, após autuar um torcedor chileno que jogou uma guimba de cigarro no chão, disse que a multa era "para inglês ver". O guarda foi identificado e afastado, mas não teve seu nome divulgado para a imprensa. Após o término das investigações, ele pode ser expulso da Guarda Municipal, conforme informou a Secretaria de Ordem Pública.

Um vídeo, divulgado pelo RJ-TV nesta quarta-feira, registra o flagrante, que aconteceu no entorno do Maracanã. O chileno é abordado pelo guarda, que escreve a multa. Perguntado sobre onde deveria pagá-la, ele recebe a resposta: "Não paga nada. É só para inglês ver. É para puxar tua orelha". Contudo, a Comlurb informa que a multa foi efetivamente aplicada e que o chileno deverá pagá-la.

Programa Lixo Zero

Segundo o Programa Lixo Zero, quem for flagrado jogando lixo no chão pode pagar multa, que varia de R$ 98 a R$ 3 mil, segundo o tamanho no objeto. Nativos dos países que compõe o Mercosul que infringirem a lei deverão mostrar a identidade e poderão imprimir a via de pagamento no site da Comlurb dois dias depois da autuação. Os que não pagarem a multa, terão seu nome inscrito no Serasa. Já para estrangeiros de outros países, a multa será aplicada após apresentação do passaporte. Será emitida uma guia de pagamento no Banco do Brasil, também pela internet.

Lixo na Copa do Mundo

Em nota, a Comlurb detalhou os resultados da coleta de lixo nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro:

"A Comlurb removeu 0,95 t toneladas de lixo ontem, quarta-feira, dia 18/06, do entorno do Maracanã e 18 toneladas de lixo da orla de Copacabana, incluindo a área onde se realiza o evento Fifa Fan Fest , totalizando 19 toneladas de resíduos.

No Maracanã, os serviços de limpeza e de coleta de lixo público no anel e nas vias de acesso ao estádio foram feitos em três turnos, por 76 garis, seis agentes de limpeza, três gerentes, com o apoio de dois caminhões coletores, três varredeiras e três equipamentos para lavagem.

Duzentos contêineres de 240 litros foram dispostos no entorno do estádio e nas barreiras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), para reforçar as opções de descarte correto do lixo por parte dos torcedores. As pistas e pátios do Maracanã foram lavados e desodorizados antes e após a competição.

Em Copacabana, nas áreas em torno do evento FIFA Fan Fest, 30 garis, três agentes de limpeza e dois gerentes atuaram em três turnos de trabalho. Na área interna, a limpeza é feita pela organização do evento. Foram dispostos 50 contêineres plásticos nos acessos para permitir o descarte correto dos resíduos. Foram utilizados dois caminhões coletores, duas varredeiras e dois equipamentos para lavar as pistas".

No último sábado (14), torcedores japoneses que foram à Arena Pernambuco, em Recife, para assistir o jogo contra a Costa do Marfim foram fotografados recolhendo copos descartáveis após o término da partida. Vale lembrar que o Japão perdeu por 2 a 1 para o time africano. Na segunda-feira seguinte (16) foi a vez dos alemães darem seu exemplo de civilidade. Durante a Fifa Fan Fest, em Copacabana, os europeus também recolheram lixo da areia.

Tags: alemães, copa do mundo, japoneses, lei, lixo, multa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.