Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Rio

Sindicato de bares recomenda cuidados para evitar roubos durante a Copa

Agência Brasil

Por causa da grande quantidade de turistas que estão na cidade para a Copa do Mundo, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) enviou alerta aos associados para reforçar cuidados para evitar roubos dentro dos estabelecimentos. 

De acordo com o superintendente da entidade, Darcílio Junqueira, a recomendação está prevista no manual oficial para os grandes eventos e é apenas preventiva. “Toda vez que vai ter um grande evento a gente faz esse alerta, porque no passado existiam alguns roubos do gênero, então é mais preventivo, para lembrar de tomar cuidado para evitar qualquer problema. Graças a Deus não tem acontecido nada. Agora na Copa está ocorrendo tudo bem e a gente espera que continue assim. No carnaval também não tivemos maiores problemas". 

As recomendações incluem alertas sobre o risco de deixar telefones celulares e carteiras nos bolsos ou sobre as mesas, além de bolsas e mochilas penduradas nas cadeiras. O sindicato destaca que criminosos podem agir em dupla: enquanto um simula um esbarrão, o outro pega os pertences da vítima.

Para reforçar as dicas de segurança, o Batalhão de Policiamento Turistico (BPTur) da Polícia Militar distribui folhetos explicativos nos principais pontos turísticos da cidade. Entre as dicas estão evitar ostentar joias e equipamentos eletrônicos; evitar  falar ao telefone celular enquanto caminha; não manusear a carteira e valores em espécie em locais públicos; não aceitar bebidas de estranhos; evitar aglomerações de curiosos; e deixar sempre alguém informado sobre a sua programação do dia.

O material completo está disponível na internet e também há versões em inglês, francês e espanhol.

Tags: 2014, alerta, Mundial, restaurantes, Roubos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.