ASSINE
search button

Ex-governador Marcello Alencar morre aos 88 anos no Rio

Compartilhar

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar morreu na madrugada de hoje (10). A morte do político, que também foi prefeito da capital e senador, foi confirmada pelo presidente estadual do PSDB, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, em seus perfis nas redes sociais.

Pelo Facebook, Luiz Paulo deixou uma mensagem de pesar pela morte: “É com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem público, além de grande líder. Meus pêsames à família e aos muitos amigos que deixa”.

Marcello Alencar nasceu no Rio de Janeiro, em 1925. Advogado, foi senador pelo MDB entre setembro e dezembro de 1967, ao substituir interinamente o senador Mário Martins, de quem era suplente.

Dois anos depois, o Ato Institucional 5 (AI-5) cassou seu mandato e seus direitos políticos por dez anos. Filiado ao PDT, foi nomeado prefeito do Rio de Janeiro em 1983 pelo então governador fluminense Leonel Brizola e exerceu o mandato até 1986. Em 1989, voltou à prefeitura da cidade através do voto direto, onde ficou até 1992.

Em 1994, já filiado ao PSDB, foi eleito governador do estado do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de 1995 até 1999.