Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Rio

Centenas de turistas são recebidos com festa no Rio

Jornal do Brasil

Tapete vermelho, chuva de papel picado, músicas brasileiras e muita festa. Esta foi a forma com que centenas de turistas de diversas nacionalidades foram recebidos hoje (9) no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. A recepção foi organizada pela Confraria do Garoto, em parceria com a Empresa Municipal de Turismo (Riotur). A expectativa do governo municipal é que cerca de 850 mil turistas visitem o Rio durante a Copa do Mundo, que começa na próxima quinta-feira (12).

Não foram apenas os brasileiros que fizeram festa. Os turistas que chegavam se mostravam surpresos com a recepção e alguns entoavam cantos de torcida de seus países, como ocorreu com um grupo de chilenos e mexicanos.

O presidente da Confraria do Garoto, Nelson Couto, disse que espera que, mesmo que ocorram protestos durante o período da Copa do Mundo, os turistas sejam bem tratados. “Hoje está chegando colombiano, peruano, chileno. Gente de todas as nacionalidades. Estamos aqui dando boas vindas pela Riotur e pela confraria em nome da cidade do Rio de Janeiro. Sempre que a pessoa vem muito carregada, com muita bagagem, eu dou uma benzidinha [com ramos de arruda]”.

De acordo com o presidente da Riotur, José Carlos Sá, a cidade está totalmente preparado para receber e informar os turistas da melhor forma possível. “A nossa missão não é dentro do Maracanã, é em volta. Nós sinalizamos tudo ali para os pedestres. Temos hoje 14 postos de informação turística definitivos e 17 provisórios. A nossa missão é atender bem os turistas”.

O chileno Daniel Díaz, de 21 anos, disse acreditar na classificação do Chile para as oitavas de final e na queda da Espanha ainda na primeira fase. “Isso tudo é muito bonito. É muito bom ser recebido assim em um país que não é seu. Acredito que vamos passar pelo menos para a fase final e, passo a passo, vamos chegar até a final”.

O norte-americano Shawn Pierre, de 25 anos, não comprou ingressos para nenhum jogo da Copa do Mundo, mas vai aproveitar o evento para conhecer o Rio de Janeiro com os amigos da faculdade. “Eu não esperava isso [a recepção]. É ótimo. Eu espero que os Estados Unidos passem da fase de grupos. É minha primeira vez aqui no Rio. Eu espero ver coisas bonitas, como as praias e coisas assim. Não comprei ingressos para os jogos, mas irei assistir com os meus amigos em algum lugar”.

Agência Brasil


Tags: Rio, aeroporto, chegada, recepção, turismo

Compartilhe: