Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Rio

A quatro dias da Copa, governo do Rio tem obras inacabadas

Portal Terra

Os túneis que darão origem à avenida subterrânea que irá substituir o Elevado da Perimetral, no Rio de Janeiro, já estão mais de 50% prontos. O elevado começou a ser demolido em novembro, e, segundo a prefeitura, que realizou uma visita guiada ao local neste domingo, a previsão é de que eles sejam entregues até o fim do ano.

O túnel Binário, que irá encontrar a Via Binários, já está 77% concluído. Já o túnel da Via Expressa, que irá ligar o aterro à região da rodoviária, está com 54% das obras finalizadas. Ao todo, mil funcionários trabalham nos túneis de segunda a sábado em três turnos.

Em seu ponto mais profundo, os túneis chegam a 46 metros abaixo da terra, o equivalente a 15 andares abaixo do nível do mar. Uma das dificuldades da obra é o terreno. Muitas vezes, se escava em uma mistura de sedimento e areia, o que torna o processo mais lento.

O Elevado da Perimetral foi construído na década de 1950 como forma de desafogar o trânsito crescente de quem vinha da Avenida Brasil para chegar ao centro e à zona sul do Rio de Janeiro, e a sua demolição causou polêmica. Segundo a prefeitura, a retirada do viaduto é um marco para a cidade e deve impulsionar a revitalização da zona portuária.

A Via Expressa, que substituirá a Perimetral, terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do Brasil, com 3.450 metros. No local da perimetral, será construído um passeio público com 61 mil metros quadrados e 2,6 quilômetros de extensão, do Armazém 8 até a Praça Quinze.

Tags: binários, elevado, expressa, perimetral, túneis, via

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.