Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Rio

NYT: Rio enfrenta violência contra policiais à medida que a Copa se aproxima

Jornal norte-americano chama a atenção para a resistência do crime nas áreas "pacificadas"

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem nesta sexta-feira (30) destacando o aumento da violência contra os policiais no Rio de Janeiro. O texto afirma que pelo menos 110 foram vítimas de tiros em 2014, o que representa um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A matéria também destaca que uma onda de crimes está atingindo a cidade, com mais assaltos e homicídios, enquanto 900.000 visitantes são esperados para a Copa do Mundo.

A publicação declara que as UPPs foram vistas como uma grande conquista no início, mas que os policiais que trabalham nas favelas "pacificadas" estão sob ataques e que os ganhos na segurança estão erodindo. A reportagem lembra que o exército terá que ajudar a patrulhar as ruas durante a Copa do Mundo. 

Por outro lado, oficiais garantem que o Rio ainda é mais seguro do que costumava ser, e apontam que outras cidades latino-americanas, como Caracas, Tegucigalpa e Salvador têm maiores taxas de homicídios. Em 2013, foram 20,5 homicídios no Rio por 100.000 residentes, enquanto em 2007 foram 37,8 por 100.000 habitantes. Apesar disso, o número de homicídios cresceu em 17% no último ano, primeiro aumento desde 2010. 

Tags: Copa, Favelas, homícidios, policiais, Rio, segurança, upp, violência

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.