ASSINE
search button

Cerca de 560 famílias recebem chaves de apartamentos em Manguinhos, no Rio

Compartilhar

Cerca de 560 famílias receberam hoje (1º) as chaves de seus apartamentos, em um conjunto habitacional construído pelo governo estadual com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. As famílias viviam em galpões abandonados, onde funcionava a antiga processadora de leite CCPL e onde foi construído o conjunto residencial.

A obra custou R$ 83 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, e foi entregue hoje em cerimônia com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff. “É muito importante o acesso à casa própria digna. Quando vocês, que receberam as chaves hoje, as colocarem na fechadura e abrirem a porta, vão entrar em algo fundamental: o seu lar, onde você mora, onde você cria seus filhos, onde você recebe seus amigos. A casa funciona como o lugar que nos protege”, disse.

Além dos 564 apartamentos entregues hoje, estão sendo construídas 164 unidades habitacionais no terreno da antiga CCPL, que custarão R$ 27 milhões. As pessoas que morarão nesses 728 imóveis viviam de aluguel social desde que foram retirados dos antigos galpões da CCPL, há cerca de quatro anos.

Assim como na cerimônia de inauguração do BRT (do inglês Bus Rapid Transit) Transcarioca, um sistema de corredor exclusivo para ônibus, em Madureira, houve protestos durante a entrega das casas, em Manguinhos. Servidores da educação e saúde pediram valorização de suas categorias, com mensagens de protesto em camisas e faixas. Nos dois locais, a segurança era reforçada por militares do Batalhão de Guarda e do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército, além de policiais militares.