Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Rio

Exército troca comando da Força de Pacificação da Maré

Agência Brasil

O comando da Força de Pacificação no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, vai mudar nesta sexta-feira (30). Uma solenidade às 10 horas marcará a passagem de comando do general de brigada Roberto Escoto, comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista do estado para o também general de brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, Rio Grande Sul. O evento ocorrerá na Base da Força de Pacificação, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR-RJ), zona norte.

Desde o dia 26 de maio, a tropa do Exército, que ocupa a área, vem sendo substituída gradualmente por militares de organizações militares sediadas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O Comando Militar do Leste informou que a substituição está sendo realizada de acordo com o planejamento regular da operação, e não haverá mudanças nos procedimentos adotados até então.

Ainda de acordo com o Exército, cerca de 190 denúncias, críticas e sugestões relacionadas ao processo de pacificação foram feitas pelo Disque Pacificação (3105-9717).

Desde a ocupação do conjunto de favelas da Maré pelas Forças Armadas, em 5 de abril, até o dia 27 de maio, 100 pessoas foram presas e 83 apreensões de drogas contabilizadas no Complexo da Maré. Além disso, 40 veículos e 30 motocicletas foram apreendidos no local. Duas pessoas morreram dias depois da ocupação. Um rapaz foi alvejado durante troca de tiros com militares  e uma idosa foi atingida por bala perdida.

Tags: comunidade, pacificadora, polícia, Troca, unidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.