Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Rio

UPP da Vila Kennedy é inaugurada em Bangu

Jornal do Brasil

O governo do estado inaugurou, por volta das 17h desta sexta-feira, a 38ª UPP, na Vila Kennedy, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Serão 250 PMs para patrulhar sete comunidades e 41, 5 mil moradores da região beneficiados com a unidade, segundo levantamento do Instituto Pereira Passos (IPP). O comandante responsável pela 38ª UPP será o capitão Gabriel Wagner Rosella, de 33 anos.

O governador Pezão esteve presente na solenidade. "Esta é a primeira UPP do meu governo e garanto que a Vila Kennedy vai ganhar serviços públicos do estado e do município. Vamos iniciar as obras pra instalação do Centro Vocacional Técnico da Faetec no Ciep da região. Teremos apoio da iniciativa privada. Esperamos chegar até o fim do ano com 45 UPPs, de cinco a seis só na Maré", disse.

Sobre o possível legado das unidades, o governador foi enfático: "O próximo governo será bastante beneficiado. O importante é o nosso apoio ao trabalho das duas polícias", frisou. Pezão disse ainda que vai encaminhar uma mensagem para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) sobre o acordo feito com a Polícia Civil e não crê na paralisação da categoria durante a Copa do Mundo.

O capitão Rosella revelou que a estratégia da Polícia Militar na Vila Kennedy é combater o tráfico local e ocorrências comuns, como roubos e furtos, inclusive em comunidades próximas como a Vila Aliança.

Serão sete comunidades (Alto Congo, Vila Progresso, Sapo, Pica Pau, Light, Alto Kennedy e Metral) atendidas pela UPP, que terá sua base administrativa na Avenida Etiópia e mais cinco bases de apoio.

A Vila Kennedy foi ocupada no último dia 13 de março, as comunidades foram ocupadas por 300 homens das forças especiais da PM: Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Choque e Batalhão de Ações com Cães (BAC). Na ocasião, os agentes ocuparam as comunidades em apenas 20 minutos sem efetuar nenhum disparo.

 

Tags: Oeste, pacificadora, polícia, unidades, Zona

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.