Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Rio

TJ fluminense fica em 3º lugar no Índice de Desempenho do Judiciário

Jornal do Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar na pesquisa realizada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público sobre o Índice de Desempenho do Judiciário (IDJus).  O objetivo do estudo foi conhecer a realidade  do Judiciário Brasileiro nas esferas Federal, Estadual e do Trabalho, levando em consideração a gestão orçamentária, de recursos humanos e tecnológicos e de processos.

O IDJus da Justiça estadual no Brasil foi de 49,5%,  composto por gestão orçamentária (46,8 %), gestão de  recursos (73,5%) e gestão de processos (38,8%). Dos 27 tribunais estaduais analisados, 12 apresentaram índice de desempenho acima da média, ficando o TJ do Rio em terceiro lugar,  com 58%, seguido do TJ-RS, primeiro lugar, com 60,5%, e TJ-MS,  em segundo, com 58,4%.

Além da gestão orçamentária, de recursos e de processos, os demais indicadores analisados foram despesas, receitas, recursos humanos, tecnologia, litigiosidade e produtividade. A pesquisa observou ainda o custo médio do processo, a arrecadação e despesa, percentual de cargos de magistrados e servidores ocupados, a taxa de congestionamento, dentre outros aspectos.

Tags: desempenho, justiça, pesquisa, ranking, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.