Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Rio

MS não atinge meta de vacinação contra Gripe no Rio e prazo é prorrogado

Apenas 54% do público-alvo foi vacinado

Jornal do Brasil

A meta do Ministério da Saúde (MS) de imunizar 80% do público-alvo na Campanha Nacional contra Gripe no Rio de Janeiro não foi atingida esse ano. Por isso, a campanha foi prorrogada até o dia 24 de maio. Segundo o MS, que pretende atingir cerca de 4,1 milhões de pessoas no estado, até esta sexta-feira (16/5) apenas 54% desse total havia sido imunizado. 

Em 2013, o estado do Rio de Janeiro atingiu 81% de cobertura, ultrapassando a meta do MS, e todos os grupos alcançaram a meta prevista. Esse ano, o segundo dia de vacinação contra a Gripe no estado, que aconteceria em 23 de abril, foi prejudicado pelo feriado estadual de São Jorge. Nesse dia, os postos municipais de saúde não funcionaram na capital fluminense e na Baixada Fluminense. O primeiro dia de vacinação havia registrado mais de 18 mil pessoas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).    

Na época, o MS não soube informar se o prazo de imunização seria prorrogado no estado, em função do feriado. O ministério esclareceu que a demanda seria avaliada somente na reta final da campanha no Rio e a decisão dependeria do alcance da meta. Já a SMS afirmou que o fechamento dos postos no feriado religioso já estava previsto no Programa Estadual de Imunização e ainda garantiu na ocasião que a paralisação não causaria prejuízos à campanha no município.

A campanha de vacinação contra a Gripe mobilizou 1.500 postos de saúde em todo o estado. A Região Centro Sul Fluminense, formada pelos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Parati, é a que mais vacinou até o momento, atingindo a cobertura de 61,58%. A Região Metropolitana II, formada pelos municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, foi a que menos atendeu, com 43,6% de cobertura.

Tags: capital, feriado, Fluminense, SAÚDE, vacinação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.