Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Rio

Presidente da Infraero diz que aeroporto do Galeão está pronto para Copa

Agência Brasil

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, está preparado para receber os brasileiros e os visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo, disse hoje (14) o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale. Ele destacou que a experiência da cidade em receber grandes eventos ajudará a estatal a administrar a movimentação de passageiros.

“O aeroporto do Galeão está pronto para dar um atendimento adequado aos brasileiros e aos estrangeiros durante a Copa do Mundo. Na Jornada Mundial da Juventude, lotamos dois Maracanãs nos terminais do Galeão e do Santos Dumont em apenas um dia. Tenho certeza que na Copa do Mundo não vai ser diferente”, assegurou Vale.

Segundo o Ministério do Turismo, 413 mil turistas estrangeiros e 841 mil brasileiros são esperados durante a Copa no Rio de Janeiro. A cidade sediará sete partidas, que incluem a final da competição, em 13 de julho.

Atualmente, o aeroporto realiza 383 voos diários (chegadas e partidas) para todo o país e para 26 destinos internacionais. Segundo Vale, a conclusão das obas nos terminais 1 e 2 ampliará em 77% a capacidade de passageiros por ano, de 17,4 milhões para 30,8 milhões. No ano passado, transitaram pelo aeroporto 17,1 milhões de pessoas. Para este ano, a demanda prevista alcança 18,9 milhões de passageiros.

As melhorias no aeroporto foram iniciadas em 2008 e incluíram o aumento do número de escadas rolantes, novos elevadores e banheiros e expansão do número de balcões de check-in. As obras envolvem ainda ampliação da praça de alimentação e a recuperação e modernização de pistas e pátios.

No início deste mês, o desembarque internacional do terminal 2 ganhou quatro novas esteiras de bagagens, que permitirão a duplicação na capacidade de atendimento aos passageiros. Entregue no início do ano, a área de embarque desse terminal ganhou nova entrada para as partidas internacionais, com duas novas ilhas de check-in com 32 balcões e seis pórticos de raio-x para bagagem de mão. A Polícia Federal recebeu 16 novas cabines de operação.

A reforma abrangeu ainda o desembarque doméstico do setor A do terminal 1, que teve o espaço de circulação de passageiros expandido e ganhou quatro novas escadas rolantes. O aeroporto internacional tem serviço gratuito de internet wifi na sala de embarque, além de lanchonete popular, que vende a preços mais baixos para estimular a concorrência local.

Durante a Copa, o terminal do Rio de Janeiro terá o Fun Zone, espaço exclusivo de 700 metros quadrados para receber os torcedores. Por meio de parceria firmada com a Caixa Econômica Federal, a Infraero pretende implantar o projeto nos aeroportos.

Tags: atrasos, Mundial, Obras, Rio, terminais

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.