Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Rio

Itaú: agência da Zona Oeste restringe fila preferencial

Banco funciona até mais tarde, e após as 16h diversos serviços são alterados

Jornal do Brasil Gisele Motta 

A agência 4077 do Itaú, que funciona dentro do West Shopping, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, informa em um aviso que, após as 16h, não há fila preferencial. A regra contraria a lei Lei nº 10.048/2000, que institui o atendimento preferencial obrigatório. Além disso, a agência também restringe as transações de clientes que não são Itaú, contabilizando apenas quatro horas de atendimento ao público geral, o que também vai contra uma norma do Banco Central.

A agência do Itaú tem um horário diferencial, funcionando entre meio dia e 20h. A partir das 16h, diversos serviços são modificados. Clientes que não sejam da própria agência, não podem ser atendidos pelo gerente. Também não há transações com dinheiro no caixa, e clientes que não têm conta no Itaú e desejam somente pagar um boleto, por exemplo, também não são atendidos. Além disso, a fila preferencial não existe. Segundo Maicon David Bento, advogado especialista em direito cívil, membro do escritório Mazzotta, Amin & Arraes Advogado, restringir a fila preferencial a certos horários é ilegal."O atendimento preferencial instituído na mencionada Lei não faz qualquer distinção quanto ao tipo de serviço ou horário.O objeto da distinção são as pessoas com direito a atendimento preferencial. Assim sendo, ainda que o Banco, por mera liberalidade, ofereça atendimento em horário especial, em nosso entendimento, deverá ser ofertado atendimento preferencial àqueles titulares que o necessitarem, sendo ilegal qualquer restrição ao direito dessas pessoas", explica.

Aviso afixado nos caixas da agência, em Campo Grande, informa que não há fila preferencial após as 16h

O Itaú, através da sua assessoria de imprensa, informou que depois das 16h o volume de clientes diminui tanto que não tem uma fila preferencial porque não é necessário. Porém, moradores da região e clientes da agência afirmam que a situação não é essa. "Final de mês tem vezes que a fila sai do banco. Como a agência abre meio-dia, às dez já tem fila, que é quando o shopping abre. Fica gente do lado de fora esperando", comenta Jandira Bastos de Souza, aposentada, que mora ao lado do estabelecimento. Ela ainda confirma o que os moradores da Zona Oeste estão cansados de saber: começo e final de mês não há banco que não tenha fila."Até a fila do idoso fica cheia. Às vezes eu nem vou, por causa disso. Só se for para tirar dinheiro no caixa eletrônico, com a ajuda de alguém", completa Jandira.

*Do Programa de Estágio do JB



Tags: atendimento preferencial, campo grande, idoso, lei, rio, west shopping, zona oeste

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