Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Rio

Gestores e executivos debatem sobre produtividade no RH-RIO 2014

Principal congresso do setor terá entre os palestrantes o executivo britânico Richard Barrett

Jornal do Brasil

Em sua 40ª edição, o RH-RIO, principal congresso de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), vai reunir, em 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Sul América, executivos e gestores num debate sobre “A Construção Humana na Produtividade”. O consultor britânico Richard Barrett será um dos expositores. Sua abordagem na transformação de lideranças tem sido utilizada por grandes organizações do mundo, como Siemens, Volvo, Microsoft e Ernst & Young. Barrett defende que os valores pessoais refletem no estilo de liderança profissional. 

Atenta aos estudos que apontam que a baixa produtividade é uma das razões pelo lento crescimento econômico da América Latina, inclusive do Brasil, a ABRH-RJ quer discutir o papel do setor de Recursos Humanos na mudança desse cenário, abordando, no RH-RIO, a importância da gestão de pessoas nos índices de rendimento. Como implementar uma cultura de alto desempenho, como motivar e  engajar os funcionários, o papel da avaliação de desempenho e novos modelos de design organizacional serão algumas das questões tratadas no evento.

Outros nomes estão confirmados, como o do economista Claudio de Moura Castro, que fará a abertura do evento, com uma abordagem sobre o papel da Educação na melhoraria dos níveis de produtividade do Brasil. Autor de aproximadamente 30 livros e 250 artigos sobre Educação, Castro critica, por exemplo, a valorização exacerbada nas universidades por professores com diplomas de mestrado e doutorado em detrimento daqueles com experiência de mercado profissional. Conhecido por reduzir medidas e imprimir um estilo de vida mais saudável aos famosos, o professor de Educação Física Márcio Atalla vai ensinar ao público executivo do Congresso que a dobradinha atividade física e alimentação saudável também gera mais produtividade no trabalho.

Estarão em pauta ainda “Os grandes desafios da produtividade na gestão pública - hora de refletir!” e o tema “Rio De Janeiro: Investimentos, Mudanças e novas oportunidades de Trabalho”, que serão apresentados, respectivamente, por Bianor Cavalcanti, da Fundação Getúlio Vargas - Rio, e Alexandre dos Reis, diretor de Relações com Mercado da Firjan. O professor de Educação Física e guru dos famosos, Márcio Atalla, vai mostrar para os executivos a relação direta entre saúde, qualidade de vida e produtividade.

"Um congresso de RH tem que desempenhar duas funções, compartilhar com o público o que vem sendo colocado em prática pelo mercado, mas também refletir sobre o nosso papel, sobre a atuação e responsabilidades dos profissionais que trabalham diariamente com a gestão de pessoas, para ajudar, assim, no desenvolvimento do setor. E falar sobre produtividade permite uma reflexão intensa, desde o conceito em si, o que ele representa para a empresa, para o funcionário, mas também para o gestor de RH. Somente com a percepção da multiplicidade de significado do conceito é que a área de Recursos Humanos poderá desenvolver ações e iniciativas que influenciem na produtividade da organização", explica o presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha.

Sardinha adianta que as cinco palestras magnas vão abordar, além do tema principal do congresso, a questão da produtividade sobre os seguintes aspectos: “Uma organização de alto desempenho, inclusive em tempo de crise”, sobre o que é cultura organizacional e as formas de implementá-la; “A organização movida por valores”, quando será debatido os atuais valores que norteiam as organizações e as suas aplicações; “RH: A construção em nossas mãos “, para discussão do papel da área de Recursos Humanos na busca pela produtividade, além das ferramentas e soluções que ela pode oferecer e, por último,  “Sou o mestre da minha obra”, quando serão abordadas questões como a importância da automotivação como condição necessária para que o indivíduo incorpore valores e metas. E em paralelo, as simultâneas e as oficinas irão tratar de assuntos correlacionados ao tema principal, debatendo pontos como inovação, engajamento e produtividade.

EXPO RH-RIO reunirá dezenas de empresas

Paralelamente ao congresso acontecerá a tradicional Expo RH-RIO, feira de negócios que reunirá dezenas de empresas, que apresentarão em seus estandes o que há de mais atual em serviços e produtos para Recursos Humanos e gestão. Na edição de 2013, a estimativa é de que a feira tenha movimentado cerca de R$ 200 milhões em negócios.

Tags: CONGRESSO, crescimento, econômico, lideranças, Mundo, produtividade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.