Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Rio

Grupo acampado no estacionamento da Catedral ganha novo abrigo

Jornal do Brasil

Pouco mais de duas semanas após ocupar o estacionamento da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o grupo de desabrigados que invadiu o prédio da Oi no mês passado, foi levado para a Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, Zona Norte. A remoção pacífica foi realizada por quatro ônibus da Prefeitura. A Paróquia, que já acolheu peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, será o novo abrigo do grupo.

Em entrevista à rádio Catedral, o coordenador da Pastoral de Favelas, Monsenhor Luiz Antônio, declarou: "Nós temos alguns casos lá de pessoas que estão há anos cadastradas em projetos dos governos e até hoje não conseguiram moradia. Então essa é a reivindicação principal deles. E a outra seria transitória, que seria o 'Aluguel Social'. A moradia é a principal preocupação deles".

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, apesar de fornecer os carros que levaram 100 pessoas para a Igreja na Zona Norte, a negociação foi realizada entre o grupo e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Relembre o caso

Os manifestantes fazem parte do grupo de, aproximadamente, 5 mil pessoas que foram retiradas de um prédio da empresa telefônica Oi, no Engenho Novo, por ação policial, após uma ocupação que durou cerca de 11 dias. Durante o processo de reintegração de posse, houve violência policial e tentativa de impedir o trabalho da imprensa, o que incluiu a prisão de um jornalista. Para especialistas, faltou política pública para impedir que o prédio da Oi permanecesse desocupado por dez anos, antes do episódio, sem atender à função social da propriedade.

Após a expulsão, o grupo acampou em frente à sede da Prefeitura, de onde também foi expulso com violência. Desde então, há pouco mais de duas semanas, os desabrigados acampavam no estacionamento da Igreja Catedral do Rio de Janeiro, na Lapa. Na ocasião, as tradicionais celebrações de Páscoa foram canceladas ou alocadas em outras Igrejas.

Tags: Catedral, desabrigados, invasores, oi, páscoa, telerj

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.