ASSINE
search button

No segundo dia de vacinação contra a gripe, postos de saúde fecham no Rio

Por causa do feriado de São Jorge, a vacinação só será retomada nesta quinta-feira

Compartilhar

O segundo dia de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro não aconteceu nesta quarta-feira (23), por causa do feriado estadual de São Jorge. Os postos municipais de saúde não abriram as portas nem para dar continuidade à campanha nacional, que teve início nessa terça (22) e vai seguir até o dia 9 de maio. No primeiro dia de vacinação, mais de 18 mil pessoas foram atendidas na capital fluminense, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O atendimento nos postos do Rio será retomado normalmente amanhã.   

Segundo o Ministério da Saúde (MS), como a campanha está apenas começando ainda não foi avaliado se no Rio de Janeiro será necessário um prazo de prorrogação, em função da paralisação durante o feriado estadual. O MS informou que essa demanda será avaliada quando estiver faltando uma semana para o prazo de encerramento da campanha nacional. Já a SMS afirmou que o fechamento dos postos no feriado religioso já estava previsto no Programa Estadual de Imunização e garante que não causará prejuízos à campanha no município. 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem a meta de atingir 1,56 milhão de brasileiros entre crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos, indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e doentes crônicos. O atendimento acontece nas clínicas de família e centros municipais de saúde. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado, o H1N1, H3N2 e influenza B.

No Rio de Janeiro, os postos de saúde prestem atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No próximo sábado, quando se comemora o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, as unidades de saúde ficarão excepcionalmente abertas no horário normal de atendimento.