Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Rio

Rio: motoristas se queixam dos congestionamentos na Avenida Brasil

Fechamento por conta de obras em uma das principais vias do Rio gera engarrafamentos

Jornal do BrasilRafael Gonzaga*

O trânsito da Avenida Brasil, principal via de ligação da zona norte e oeste ao centro do Rio, estava complicado já no início da tarde desta terça-feira (22). Motoristas formavam uma fila de carros desde o local de fechamento da pista central da avenida.  O fechamento começava na altura de Ramos, na saída da Ilha do Governador até Bonsucesso, em um trecho de aproximadamente um quilômetro.

>> Obras provocam congestionamentos nas principais vias de acesso ao Centro

>> Carioca se prepara para o caos com o fechamento da Avenida Brasil

O congestionamento era pior em pontos da Avenida Brasil como na altura da Penha até o ponto de interdição da via, em Ramos, na zona norte da cidade, e na Parada de Lucas,  também na zona norte. Os motoristas reclamaram do trânsito. “Está complicado, estou aqui já faz uma hora”, contou um dos motoristas presos no engarrafamento na altura da Fiocruz.

Adriana e Jader, que trabalham juntos como cobradora e motorista de ônibus, concordavam que o trânsito nesta terça-feira estava muito pior que o habitual. “Está péssimo, não dá pra gente fazer muita coisa, tem que ficar preso aqui, andando nesse ritmo. Ainda por cima com passageiro reclamando no nosso ouvido porque estão atrasados para chegar no trabalho”, reclamou Adriana, que disse esperar que a conclusão das obras traga melhorias reais para o trânsito na região.

E os moradores dos bairros próximos da área interditada estão aproveitando as obras de uma forma curiosa: a pista da Avenida Brasil está sendo usada como área de lazer e recreação por várias pessoas. Taís Machado, de 15 anos, resolveu levar a irmã Daniella, de 5 anos, e os dois cachorros para dar um passeio na Avenida. “Foi muito bom fecharem a pista, de noite fica cheio, podiam fechar todo final de semana pra lazer, igual no Aterro”, sugeriu.

Um dia após o fechamento da pista, que aconteceu às 22h do último domingo (20), vários moradores já estavam utilizando a área interditada como área de lazer. Crianças e jovens andavam de bicicleta e skate pelas pistas e até mesmo um churrasco foi organizado por moradores.  Quando as obras acabarem e o trânsito voltar ao normal, Taís diz que irá sentir falta da interdição. “É o pouquinho de lazer que a gente tem”, lamentou.

A Avenida Brasil foi fechada para as obras do corredor BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, zona norte. O trecho interditado será reaberto nesta quarta-feira (23), às 10h. Apesar da reabertura do trecho, as perspectivas da trocadora Adriana não são as melhores.  “Quinta e sexta eu já estou vendo que vamos ficar presos no trânsito por até três horas. Só espero que melhore quando as obras acabarem mesmo”, disse.

Tags: avenida brasil, congestionamento, Engarrafamento, Rio de Janeiro, Trânsito

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.