ASSINE
search button

Arquidiocese do Rio mantém almoço de Páscoa depois de cancelar programação

Compartilhar

Apesar de ter cancelado a programação, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, desde Sexta-Feira Santa, a Arquidiocese do Rio de Janeiro manteve o tradicional almoço de Páscoa neste domingo (20). A refeição é servida todos os anos para moradores de rua, e uma grande fila já se formou no local.

Dezenas de ex-ocupantes do prédio da Oi, no Engenho Novo, permanecem acampados em frente à igreja depois de terem sido expulsos da frente da Prefeitura do Rio, na última sexta-feira 18).

Uma missa estava prevista para a catedral metropolitana às 10h de hoje, mas o arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, realizou o culto religioso em uma paróquia de Padre Miguel, bairro da zona oeste da cidade. Às 18h, outra missa será rezada por Dom Orani, na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré.

A programação da Semana Santa na catedral também não teve a vígilia do Sábado de Aleluia nem o Auto da Encenação da Paixão de Cristo, que seria na noite de sexta-feira. O auto é realizado há 45 anos nos Arcos da Lapa, e seria a primeira vez que ele ocorreria no interior da catedral.

A arquidiocese afirmou em nota que tentou mediar um acordo entre os ex-ocupantes e a prefeitura, e a solução chegou a ser encaminhada, mas "os necessitados retrocederam após ouvirem assessorias".

"A Arquidiocese do Rio de Janeiro lamenta que existam pessoas que ainda sofram em virtude da ausência de moradia e sejam manipuladas por outros interesses", diz a nota.