Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Rio

Rio vai investir em capacitação de estudantes para trabalhar nas Olimpíadas

Agência Brasil

Entidades de ensino do Rio de Janeiro vão investir em formação e capacitação de estudantes para trabalhar nas Olimpíadas 2016. Representantes de instituições da área de educação reuniram-se hoje (11) com membros do Comitê Rio 2016, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para conhecer detalhes do programa de voluntariado dos Jogos Olímpicos.

A partir de 28 de agosto, serão oferecidas mais de 70 mil vagas para voluntários e mais de 80 mil de trabalho remunerado para profissionais de várias áreas, para as Olimpíadas e Paralimpíadas. Participaram também da reunião representantes da Secretaria de Educação e do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac).

A secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, que promoveu o encontro, Geiza Rocha, disse que foi possível identificar as áreas ofertadas e que o objetivo é ajudar as instituições que estão no fórum a criar estratégias de capacitação e formação para atender à demanda do evento.

“Há um cálculo que é mutante, que não é de contratação direta do próprio comitê, mas sim dos trabalhos pelos serviços que serão oferecidos. Além disso, serão contratadas pelo comitê mais de 80 mil vagas de trabalho”,disse Geiza. Para ela, o estado tem responsabilidade na oferta, formação e capacitação de mão de obra. "O que queremos é ajudar as instituições que estão no fórum a implementar essa formação e capacitação. A ideia é pensarmos juntos de que maneira formaremos esses profissionais”, explicou a secretária do fórum. Geiza lembrou que o programa de voluntariado para as Olimpíadas difere dos implantados anteriormente no país, porque demanda mais tempo de formação dos candidatos, bem como de trabalho, antes do início dos eventos. “Como as Olimpíadas e as Paralimpíadas são eventos muito maiores, existe um trabalho de formação a distância, além de treinamento nas vilas. Dependendo da função exercida, a pessoa pode ter até 60 horas de treinamento, além das 20 regulamentares, básicas para todos os voluntários."

O candidato a voluntário deve ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e disponibilidade tempo para o processo de seleção, treinamento e para o trabalho durante o período do evento. Ele tem direito a benefícios como alimentação, curso de inglês online, uniforme, brindes e certificado de participação.

Tags: comitê rio 2016, fórum permanente de desenvolvimento, olimpíadas, senai e senac, sesc, sesi

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.