ASSINE
search button

Rio: Baía da Guanabara não oferece risco aos atletas olímpicos

Compartilhar

O subsecretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Portinho, disse hoje (10) que as águas da Baía de Guanabara não oferecem risco à saúde dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Na baía, serão disputadas provas de iatismo.

"Muitos alertaram sobre algum risco para a saúde. Mas hoje todos os estudos e análises, que são mensais, mostram que, de janeiro de 2013 até hoje, a qualidade da água vem melhorando bastante. Nos pontos onde ocorrerão as provas dos Jogos Olímpicos, hoje, a condição da água é boa. Não há risco à saúde dos atletas", disse.

Portinho disse que o índice de coliformes fecais nas áreas de competição está dentro do aceitável. No entanto, há preocupação com o lixo flutuante, que pode prejudicar as embarcações.

Segundo a Secretaria do Ambiente, entre as intervenções feitas para reduzir a poluição da Baía de Guanabara há a ampliação de estações de tratamento e troncos coletores de esgoto, além da elaboração de planos de saneamento nos municípios do entorno.