Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Rio

Exército e Marinha assumem ocupação do Complexo da Maré

Jornal do Brasil

Tropas do Exército e da Marinha iniciaram, neste sábado, a substituição de parte do efetivo da Polícia Militar no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. A operação "São Francisco" tem 2.050 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe avançada da 21ª DP (Bonsucesso). A Aeronáutica poderá auxiliar as operações, caso seja necessário.

O Ministério da Defesa informou que a Força de Pacificação atuará até o dia 31 de julho em uma área de aproximadamente dez quilômetros quadrados. A ação será comandada pelo general de brigada Roberto Escoto, comandante da Infantaria Paraquedista.

Por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Marinha do Brasil atuará na Operação com um Grupamento Operativo composto por fuzileiros navais.  Os militares realizarão patrulhamento e ocuparão pontos estratégicos nas comunidades com o objetivo de proteger pessoas e patrimônio, além de preservar a ordem pública.

Esses militares têm experiência em missões de paz no Haiti e nas demais operações de apoio à Secretaria de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Complexo da Vila Cruzeiro e Morro do Alemão, Complexo de São Carlos, Morro da Mineira, Mangueira, Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Chatuba de Mesquita, Manguinhos e Jacarezinho, comunidades da Barreira do Vasco e do Caju, Complexo do Lins e Complexo da Maré).

Serão utilizadas 12 viaturas blindadas – dois carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e 10 Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA IIIC ,além de um helicóptero SEAHAWK MH16.

As forças de segurança do Rio ocuparam no domingo (30) 15 comunidades da Maré. A área está sendo preparada para receber a 39ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A entrada da polícia durou 15 minutos. Segundo a Secretaria de Segurança, a ocupação contou com 1.180 policiais militares.

Tags: comunidades, entrada, pacificação, Rio, tropas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.