Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Rio

Bike Rio é inaugurado no Centro da cidade

Jornal do Brasil

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste domingo (23/03), o Bike Rio - serviço de compartilhamento de bicicletas – no Centro. A região ganhou 20 estações com mais 200 bicicletas. 

"Esse é o início de um processo em expansão, que saímos de 600 bicicletas que temos hoje na cidade e vamos partir para 2.600. O projeto chegará à cidade toda. Começamos pelo Centro, que é o lugar que mais tem demanda de mobilidade pelos problemas que estamos enfrentando. Esse projeto é um sucesso e várias capitais brasileiras têm copiado. Virou uma marca do espaço urbano brasileiro", destacou o prefeito.

A expansão completa prevê a instalação de mais 200 estações com duas mil novas "laranjinhas". Serão 57 estações no Centro, Catumbi, Estácio e Cidade Nova e região do Porto; 26 na Tijuca, Vila Isabel, Maracanã e imediações; 60 na Barra e Recreio; e mais 57 distribuídas na Zona Sul. Hoje, a cidade já conta com 60 pontos em 14 bairros da Zona Sul, com 600 bicicletas à disposição dos usuários.

A expansão do Bike Rio para essa região tem como objetivo dar suporte aos ciclistas que circulam pelo Centro e também disseminar o uso da bicicleta e a integração das magrelas ao modelo de transporte público do Rio. 

As 20 primeiras estações desta nova etapa já estão em funcionamento das 6h às 22h. O ciclista pode usar as bicicletas quantas vezes quiser gratuitamente, desde que respeite as regras de utilização do programa (mediante pagamento mensal de R$ 10 ou diário de R$ 5), que preveem a devolução das bikes em qualquer estação a cada 60 minutos. O Bike Rio reúne 200 mil usuários cadastrados desde o início da operação, em outubro de 2011. Ao todo, já registrou quase três milhões de viagens, confirmando-se como o mais utilizado entre os sistemas de compartilhamento de bicicleta do País.

Tags: biciletas, estações, inauguração, programa, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.