ASSINE
search button

Rio se prepara para chegada de tropas federais

Pedido foi feito pelo governador Sérgio Cabral à presidente Dilma

Compartilhar

O Rio de Janeiro se prepara para a chegada de tropas federais para combater a ação de bandidos. Os governos federal e estadual traçam estratégias para garantir o ir e vir da população nos próximos dias. Na segunda-feira, haverá uma reunião entre representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa com a cúpula da Segurança do Rio para definir detalhes do auxílio federal no plano de segurança.

No entanto, de acordo com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o reforço das tropas federais já estará disponível neste fim de semana, caso seja necessário.

"Sem prejuízo à nossa reunião de segunda, o governo federal já estará apoiando medidas que possam ser tomadas no fim de semana. Governo federal e governo do Rio são mais fortes juntos que o crime organizado", disse o ministro.

O governador Sérgio Cabral garantiu que todas as forças policiais ficarão em estado de alerta durante o fim de semana. As medidas foram tomadas a nível emergencial durante um encontro com a presidente Dilma Rousseff, na tarde desta sexta (21), em Brasília, em vista dos ataques de criminosos a três Unidades de Polícia Pacificadora. 

Na UPP de Manguinhos, na zona norte, policiais militares foram atacados por criminosos que estavam infiltrados em uma manifestação. Os moradores protestavam contra a desocupação de um prédio ao lado da Distribuidora de Suprimentos Disup, para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Avenida Leopoldo Bulhões. Os criminosos atearam fogo em três contêineres móveis distribuídos pela comunidade, que já foram substituídos. O capitão Gabriel Toledo, que havia sido atingido por um tiro de fuzil na perna, está em observação no Hospital da Polícia Militar. Outro policial militar, não identificado, também foi ferido com uma pedrada na cabeça, durante o protesto, mas foi medicado no hospital e liberado.

Também houve registros de ataques à UPPs do Complexo do Lins. Na Rua Maranhão, um dos acessos ao bairro do Lins, um ônibus foi incendiado.