Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Rio

Supermercados querem conscientizar população sobre consumo sustentável

Agência Brasil

Com o tema A Era do Relacionamento: Consumo Consciente, foi aberta hoje (18), no Riocentro, a 26ª Super Rio ExpoFood, considerada uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina. Entre as preocupações do setor está a economia de energia, o uso de equipamentos adequados para evitar a perda de alimentos e o descarte correto de embalagens.

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), promotor do evento, Aylton Fornari, disse que a preocupação com o meio ambiente e, em consequência, o consumo consciente, é uma situação mundial. “Não é só nossa. Acho até que o Brasil está um pouco atrasado nisso. O meio ambiente é uma coisa que a gente  tem que preservar e cuidar. Somos todos responsáveis, desde o governo até o cidadão”.

É preciso, sustentou, que haja uma conscientização cada vez maior em relação ao cuidado  com o meio ambiente. “Nós consumimos e descartamos. É isso que a gente quer divulgar e transmitir, para ver se conscientizamos cada vez mais as pessoas a cuidar disso”.

Em função dos eventos ligados à Copa do Mundo, a Asserj  está com uma expectativa positiva em relação ao desempenho do setor este ano. O crescimento real projetado para as vendas alcança 4%, contra 1,5% registrado no ano passado. Fornari admitiu que a vinda de turistas para os jogos da Copa “sempre pode melhorar um pouco” as vendas dos supermercados.

O setor supermercadista fluminense responde pela geração de 90 mil empregos diretos e cerca de 200 mil postos de trabalho indiretos.  “O número de pessoas que dependem do setor, no estado, deve chegar a 400 mil”, externou. A Asserj tem mais de 600 associados, desde grandes e pequenas redes de supermercados até lojas de pequeno comerciantes, sobretudo no interior.

A 26ª Super Rio ExpoFod vai até o próximo dia 20 com a meta de superar em 10% o volume de negócios registrado na edição anterior, de R$ 153 milhões, reunindo expositores nacionais e estrangeiros. Este ano, representantes de Portugal, Polônia, Turquia, Itália e Vietnã participam do evento, que reúne ainda profissionais da indústria, atacadistas e distribuidores de equipamentos e produtos.

Tags: expofood, Mercados, Redes, Rio, super

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.