Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

Rio

Sem chuva e sem lixo nas ruas, blocos encerram carnaval no Rio

Agência Brasil

Com fim da greve dos garis, sem chuva e sem lixo nas ruas, o Monobloco, que tradicionalmente encerra o carnaval de rua no Rio de Janeiro, arrastou centenas de milhares de pessoas pela Avenida Rio Branco, no centro. Uma bateria com mais de 200 ritmistas embalou os foliões, tocando marchinhas, clássicos da MPB e do rock nacional em ritmo de samba. Outros blocos de rua saíram em diversos pontos da cidade neste domingo com foliões que se despediam do carnaval.

Na zona Sul, os foliões tiveram, entre outras opções, os blocos Galinha do Meio-Dia e o Conjunto Habitacional Barangal, em Ipanema, e o Broxadão, em Copacabana. Uma foliã de 85 anos, Hesther Israel, moradora de Copacabana, acompanhou o bloco bem perto do carro de som. “Esse bloco é ótimo. Todos são ótimos. Adoro carnaval”, disse ela. “Enquanto estiver viva, eu venho.”

Na zona norte, em Madureira, o carnaval tomou conta da Feira das Yabás, que une samba e culinária todo segundo domingo do mês. Além da roda de samba, o bloco de rua Cordão do Boitatá foi a atração do evento. Ao som de marchinhas de carnaval, o público dançou, cantou e pôde apreciar petiscos preparados pelas "tias de Madureira", como aipim com carne-seca, mocotó, rabada e angu à baiana. Na barraca da tia Jussara, a especialidade era bobó de camarão.

“Há mais ou menos quatro anos o pessoal da velha guarda das escolas de samba se reúne aqui. Essa é uma comida de tradição de família, que as pessoas faziam quando o samba acabava. Um jantarzinho para a pessoas não sair com fome”, explicou Jussara.

Moradora de Rocha Miranda, bairro vizinho ao de Madureira, Adelaide Medeiros disse que vai à Feira das Iabás todo segundo domingo do mês e que já provou quase todas as iguarias da feira. “É tudo nota 10. A cada dia de festa a gente prova uma comida dessas para ver qual é a melhor, mas nem tem como descobrir qual é a mais gostosa.”

Na zona oeste, o bloco Tamo Junto arrastou dezenas de milhares de pessoas em Padre Miguel. E o bloco Samba Pop, que entra em cena às 18h, promete animar o Recreio dos Bandeirantes. Na zona norte, o bloco Quem Vai, Vai. Quem Não Vai, Não Cagueta! Atraiu foliões, na Ilha do Governador e o bloco 7 de Paus sai por volta das 19h, em Vila Isabel.

Tags: Avenida, Carnaval, folia, Rio, samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.