Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Rio

Comissão da Verdade quer dar nome de Rubens Paiva à ponte Rio-Niterói

Jornal do Brasil

Com um comprimento de quase 14 quilômetros, dos quais oito sobre a água, e um fluxo diário em torno de 150 mil carros, a ponte Rio-Niterói completa hoje (04/03) quarenta anos de funcionamento ininterrupto. 

Considerada a 11ª maior ponte do mundo, a Rio-Niterói ganhou o nome oficial de Ponte Presidente Costa e Silva por ter sido construída durante o seu governo e ainda no período militar. No entanto, o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, defende que a ponte passe a ser chamada oficialmente de "Deputado Rubens Paiva'.

Para tanto, ele vai liderar uma campanha para que a presidenta Dilma Rousseff preste uma grande homenagem ao deputado Rubens Paiva, brutalmente assassinado , após sessões de tortura, pelo então tenente Antônio Fernando Hughes de Carvalho (já falecido) durante a ditadura militar. 

"O nome oficial da ponte  precisa ser mudado porque Costa Silva, foi um dos artífices do golpe militar e ditador do país no período em que foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5)", disse Damous.

 

 

Tags: Costa, mudança, nome, paiva, ponte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.