Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Rio

Desfile do Salgueiro prega a preservação da natureza

Portal Terra

Neste ano, a Acadêmicos do Salgueiro entra na avenida apostando na força da natureza e dos orixás para conquistar a vitória, pendente desde o seu último pódio, em 2009. O enredo de 2014 Gaia - a vida em nossas mãos, vai tratar da criação do mundo e da necessidade de sua preservação.

Quinta escola a se apresentar neste domingo (2), a vermelho e branco foi buscar na mitologia dos povos de língua iorubá os fundamentos para explicar a criação do planeta, muito próxima da realidade cultural e dos mitos trazidos pelos escravos ao Brasil. Segundo essa mitologia, é do templo de Olorum que saem os guardiões da natureza, os orixás, que juntos harmonizam e defendem o mundo terreno. 

No desfile, a escola trará setores que tratam da terra, da água, do fogo e do ar. Por fim, o Salgueiro faz uma alerta sobre a importância da preservação do planeta e o caos causado pela ganância. Há ainda propostas como a utilização de energia sustentável e modos de se obter qualidade de vida nas cidades.

Ao todo, 4,1 mil componentes irão desfilar divididos em 35 alas cantando e chamando por Oxum, Iemanjá, Iansã, Oxóssi Caçador, Ossain e  Xangô e cantando o refrão "Meu samba vai tocar seu coração, é um alerta ao mundo inteiro, a vida em nossas mãos."

Confira a ordem dos desfiles deste domingo:

21h00 - Império da Tijuca

22h05 - Grande Rio

23h10 - São Clemente

00h15 - Mangueira

01h20 - Salgueiro

02h25 - Beija-Flor

Tags: escolas, passarela, Rio, salgueiro, samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.