Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Rio

Cordão do Bola Preta comemora 449 anos do Rio de Janeiro

Portal Terra

Um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Cordão do Bola Preta chega aos 96 anos arrastando multidões pelo centro da cidade. A expectativa da prefeitura é que o desfile repita o recorde de 2013, quando cerca de 2,3 milhões de pessoas tomaram a avenida Rio Branco.

Neste ano, o desfile do Bola Preta também homenageia o aniversário de 449 anos do Rio de Janeiro. A banda fez uma pausa no desfile para cantar parabéns para a cidade.

No bloco é possível encontrar tanto foliões mais velhos, que acompanham os festejos desde crianças, até jovens que acordaram cedo para participar do Cordão, que desfila todos os anos no sábado pela manhã.

A costureira Ivone Tavares de Paula, de 62 anos, moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, diz que vem ao bloco desde que se conhece por gente. “E olha que eu já tenho 62 anos”, diverte-se. A foliona chegou ao bloco às 7h30 acompanhada da irmã Ivete, de 55 anos, e da sobrinha Adriana, de 30 anos, todas devidamente fantasiadas com a padronagem de bolas pretas com fundo branco, característica do bloco. “Para mim o Carnaval só começa depois do Bola Preta”, diz Adriana.

A técnica em segurança Fernanda Monteiro, de 26 anos, também fez questão de reunir a família no bloco. Moradora do Meier, na zona norte do Rio, veio com o pai, a irmã, o marido e o filho, Bento José, de 4 anos. “Já pulei Carnaval no bloco até grávida dele. Enchi a minha barriga de bolas pretas”, brinca.

Há também quem invista em fantasias coletivas. Este é o nono ano que o jardineiro Anderson Costa, de 25 anos, e os amigos se reúnem para pular Carnaval vestidos como o personagem dos quadrinhos Homem-Aranha. “Estamos em 58 pessoas, mas cada ano é uma fantasia diferente. Agora é o Homem-Aranha verde e amarelo por causa da Copa do Mundo, ano passado era o Homem-Aranha gay, todos de cor-de-rosa”, explica.

Tags: Avenida, bloco, Carnaval, folia, Rio, samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.