Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Rio

Plantão da Light começa nesta sexta-feira (28)

Carnaval exige operação especial da empresa

Jornal do Brasil

Com o Carnaval do Rio começando cada vez mais cedo e com uma duração maior, a Light resolveu reforçar sua atuação para garantir o fornecimento de energia aos foliões. A operação especial vai se estender até 8 de março, quando ocorre o Desfile das Campeãs. Nesse período, o Sambódromo receberá alimentação de quatro circuitos subterrâneos da distribuidora e contará com uma equipe de emergência de plantão em todos os dias do evento.  Serão feitas também fiscalização e repressão ao furto de energia nas regiões em torno do Sambódromo e dos locais de realização dos bailes públicos da Prefeitura.

A Light realizou ainda manutenções preventivas em cinco circuitos aéreos no perímetro do Sambódromo, nas Subestações Frei Caneca e Camerino supridoras desses circuitos e, juntamente com a Riotur, efetuou testes na rede elétrica na Passarela do Samba.

A empresa também orienta os consumidores com dicas de segurança sobre iluminação especial para o Carnaval, principalmente nas ruas. Para comemorar o Carnaval, é comum enfeitar ruas e comércios, para isso, no entanto, alerta a Light, é preciso ter alguns cuidados que possam garantir mais segurança à festa:

Na decoração, não usar serpentinas metálicas;

Não colocar enfeites na rede elétrica, ou em postes;

Não soltar fogos de artifício próximo à rede elétrica;

Fios remendados, ou desencapados aumentam risco de curto-circuito;

Os enfeites devem ser confeccionados, preferencialmente, em plástico;

Eles devem ser presos sempre com barbante comum ou fitilho plástico;

Nunca devem ser usadas fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado, pois esses materiais são condutores de eletricidade;

Arames ou fios de cobre, mesmo fininhos, são totalmente desaconselhados por possibilitarem, com maior facilidade, o choque elétrico;

A amarração dos enfeites deve ser sempre feita de poste a poste, um metro abaixo da rede elétrica;

Mesmo a rede de baixa tensão (as que ficam mais abaixo no poste) e os ramais de ligação (que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor), são extremamente perigosos se não forem manuseados por pessoas especializadas e dentro das normas de segurança exigidas;

Cuidados com os carros alegóricos dos blocos, ou qualquer outro tipo de veículo que possa encostar e afetar a rede elétrica;

Para quem vai viajar, a dica é não deixar equipamentos ligados para evitar desperdício de energia, inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.

As agências comerciais da Light e o chat (atendimento online) não funcionarão nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira, devido ao Carnaval. No dia 5, Quarta-Feira de Cinzas, o atendimento online será das 12h às 20h. Já nas agências comerciais, o funcionamento será das 12h ao fim do expediente de cada estabelecimento. Confira o endereço e horário de funcionamento das agências comerciais no link http://www.light.com.br/repositorio/institucional/agencias-atendimento.html.

 Nos canais de atendimento 24 horas, a Light estará à disposição dos seus clientes:

 - Para informar falta de luz,  “Light já” - envie o Código da Instalação por SMS para o nº 54448;

- Agência Virtual (www.light.com.br);

- Aplicativo Light Clientes para iPhone e Windows Phone (gratuito na App Store e no Windows Marketplace);

- Redes Sociais (twitter/lightclientes e facebook/lightclientes);

- Disque-Light Emergência (0800 021 0196);

- Disque-Light Comercial (0800 282 0120).

Para ligações festivas do comércio ambulante no Carnaval, ou seja, ligações elétricas usadas para iluminar ruas, ou barracas na folia, a Light está à disposição dos clientes em suas agências comerciais. O pedido e o pagamento das ligações festivas feitas pelos técnicos da companhia devem ser realizados com a maior antecedência possível, sendo o prazo limite de até três dias úteis antes do evento.

Os interessados devem procurar as agências da Light, levando documentos pessoais e a autorização de funcionamento especial emitida pelas Prefeituras.

Tags: agências, Blocos, energia, festa, foliões, fornecimento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.