Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Rio

Escolas da Série A começam disputa para integrar elite do carnaval carioca

Agência Brasil

A tão sonhada passagem para o Grupo Especial do carnaval carioca começa a ser decidida na noite de hoje (28), com o desfile das escolas de samba da Série A, antigo Grupo de Acesso, na Marquês de Sapucaí. Das 17 escolas de samba, só uma ganhará o privilégio de desfilar em 2015 ao lado das grandes. Nesta sexta-feira, serão oito escolas a desfilar, e nove escolas irão ao sambódromo amanhã (1º).

A primeira escola a pisar na avenida será a Em Cima da Hora, às 21h, defendendo o enredo Os Sertões, baseado na obra clássica de Euclides da Cunha - uma reedição do carnaval de 1976 da azul e branco, que vai completar 55 anos. Em seguida, vem a União de Jacarepaguá, que este ano fala sobre Os Yorubas – A História do Povo Nagô, em referência à África e ao candomblé.

A terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí será a Acadêmicos da Rocinha, com o enredo Do Paraíso Sonhado, Um Sonho Realizado. Sorria, a Rocinha Chegou à Barra. Depois é a vez da Renascer de Jacarepaguá, que homenageará o cartunista Lan com Olhar Caricato. Simplesmente, Lan.

A quinta escola a desfilar será a Unidos do Porto da Pedra, do município de São Gonçalo, com o enredo Majestades do Samba: Os Defensores do Meu Pavilhão. A sexta a entrar na avenida será a Paraíso do Tuiuti, de São Cristóvão, que traz o enredo Kizomba – A Festa da Raça, em uma reedição do histórico carnaval da Unidos de Vila Isabel, em 1988.

Em seguida, será a vez da Inocentes de Belford Roxo, com o enredo Triunfo da América – O Canto Lírico de Joaquina Lapinha - primeira cantora lírica brasileira negra a ter destaque na cena musical e dramática.

Por último, para fechar a primeira noite, entrará na avenida o Império Serrano, cognominada pelos compositores da velha guarda como "magistério do samba". A escola da Serrinha, bairro de Madureira, vai contar a história e a cultura do município sul fluminense de Angra dos Reis.

Enquanto só uma escola subirá para o Grupo Especial, três cairão do Grupo A para o Grupo B da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro.

Tags: desfiles, escolas, grupos, Rio, samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.