Jornal do Brasil

Sábado, 2 de Agosto de 2014

Rio

Bola Preta é reconhecido como patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Instituto entregará placa comemorativa ao bloco mais antigo da cidade

Jornal do Brasil

O Cordão da Bola Preta entra de vez para a história do carnaval e do Rio de Janeiro. Neste sábado (01.03), o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) entregará ao bloco mais antigo da cidade a placa que o identifica como um lugar importante para a história e memória do patrimônio cultural carioca.

O presidente do IRPH, Washington Fajardo, fará a entrega da placa a Pedro Ernesto Marinho, presidente do Cordão da Bola Preta, antes do desfile do bloco na Avenida Rio Branco, entre 8h30 e 9h, na concentração, na esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas.  A placa será instalada na sede do bloco, na Rua da Relação, na Lapa. Desde 2007, o Bola Preta é considerado patrimônio imaterial da cidade.

O desfile deste ano será especial porque será realizado no dia do aniversário de 449 anos da cidade. O bloco também fará uma homenagem ao Rio. Os 2,5 milhões de foliões esperados para o desfile irão cantar “Parabéns” num só coro.

“O Cordão da Bola Preta é um dos ícones mais representativos do carnaval carioca. Seus desfiles reúnem milhões de pessoas e já entraram para a história da cidade. O bloco mais antigo do Rio se renova a cada ano e reúne gerações numa folia fantástica. Além disso, a história do Bola se mistura com a história do Rio. Este ano, além de comemorar o aniversário da cidade também vamos chancelar o bloco como patrimônio cultural. Não tenho dúvidas que será uma justa e alegre homenagem”, destaca Fajardo.

O desfile oficial de 2014 terá como tema “Paz, amor e folia, todos por um Rio de mil Maravilhas”. Padrinho do bloco, Neguinho da Beija-Flor irá puxar o Grito de Carnaval Oficial.

O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, é o bloco mais antigo da cidade e o último remanescente dos antigos Cordões Carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século XX. No Carnaval 2014, o bloco será homenageado pela Estação Primeira de Mangueira, que levará para a Sapucaí em uma das suas alas a turma “Folião do Bola Preta” no enredo sobre festas populares.

 

Tags: bloco, Centro, desfiles, Rio, tradição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.