Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Rio

Mais de 16 mil policiais participam da Operação Carnaval no estado do Rio

Jornal do Brasil

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai empregar cerca de 16.800 policiais, em todo o Estado, para a Operação Carnaval 2014. O efetivo é 16% maior que em 2013. Serão usadas 2.600 viaturas.

Está prevista a presença de policiais em todos os 444 blocos populares cadastrados na Prefeitura do Rio, visando dar segurança ao folião e manter a ordem pública. 

No Sambódromo e Terreirão serão escalados 463 policiais de sexta-feira (28/02) a terça-feira (04/03). O mesmo efetivo está previsto no policiamento do Sábado das Campeãs. A apuração das escolas vencedoras também receberá reforço de policiais, em torno de 250.

Os desfiles dos grupos C,D, E e os de blocos, que acontecem na Av. Intendente Magalhães também terão policiamento reforçado. O mesmo vai acontecer no desfile do Grupo III, na rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso.

Outro ponto de atenção será a Região dos Lagos, que receberá reforço de policiamento, o que possibilitará maior atenção aos roteiros turísticos daqueles municípios. O policiamento a pé será empregado em locais de grande concentração de foliões, desfiles de escolas de samba, blocos populares e áreas externas de clubes. 

O Aterro do Flamengo receberá reforço próximo ao Monumento dos Pracinhas com vistas à guarda de ônibus de turismo, além de garantir a segurança aos frequentadores do Parque.

Na Lapa haverá grupos de policiais militares no Corredor Histórico Cultural, nos palcos dos Arcos da Lapa e da Cinelândia. O Policiamento Montado será empregado com duplas de policiais militares.

No BPTur - Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas -  haverá esquema especial para garantir o atendimento aos visitantes. O efetivo será reforçado em todos os pontos turísticos mais visados e, em cada um, haverá pelo menos um policial bilíngue. A Companhia de Cães vai usar duplas de policiais militares nos locais de maior concentração. O Batalhão de Choque e o BOPE empregarão um efetivo de 500 policiais militares, além de viaturas e motocicletas que estarão de plantão para serem utilizados em situações de emergência.

O GTAR – Grupo Tático de Ações Rápidas vai utilizar 8 viaturas com 24 policiais/dia, apoiando as Unidades de Polícia Pacificadora e as Unidades do Centro/Sul.

O Grupamento Aeromarítimo (GAM) utilizará duas aeronaves que sobrevoarão a orla, Vias Especiais e toda a Cidade com vistas aos grandes eventos, para apoiar em pronto-emprego qualquer necessidade que o escalão superior julgar necessário, além de três embarcações.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai empregar 650 policiais militares/dia. O policiamento ordinário não será alterado e haverá reforço no policiamento das Vias Especiais (Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha. O BPRv vai sempre atuar em conjunto com o DER/RJ, empregando novas tecnologias, fazendo uso de câmeras e um banco de dados, capazes de verificar a situação - em tempo real - dos veículos que irão trafegar nas rodovias.

Tags: Carnaval, esquema, reforço, Rio, s egurança

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.