ASSINE
search button

Blocos de rua tomam conta do Rio neste fim de semana

Compartilhar

A uma semana do início oficial do carnaval, os blocos de rua tomam conta do Rio de Janeiro. Para hoje e amanhã (22 e 23), estão previstos 90 desfiles em todas as regiões da cidade. De acordo com as previsões da Riotur e dos próprios blocos, o pré-carnaval deverá reunir quase 1 milhão de foliões neste fim de semana.

O maior número de foliões é esperado para o desfile do Bloco da Preta, comandado pela cantora Preta Gil, que sai amanhã (23) , a partir das 15h, pela Avenida Rio Branco, no centro. Com apenas cinco anos de existência, o bloco espera atrair mais de 300 mil pessoas no desfile deste ano.

Bem mais antigo, o Simpatia é Quase Amor, que desfila em Ipanema, está completando 30 carnavais. Os dirigentes do Simpatia, um dos filiados à Associação Independente dos Blocos da Zona Sul, Centro e Santa Teresa (Sebastiana), esperam reunir cerca de 120 mil foliões em cada um dos dois desfiles, hoje e no domingo de carnaval, dia 2 de março.

“Alô, burguesia de Ipanema, olha o Simpatia aí, gente!” é o grito de guerra que anuncia a saída do bloco da Praça General Osório em direção à orla do bairro. O nome do bloco foi retirado do personagem “Esmeraldo Simpatia É Quase Amor”, do livro Rua dos Artistas e Arredores, do escritor e compositor Aldir Blanc, que este ano assina o samba, em parceria com Janjão, Marceu Vieira e Orlando Magrinho. O Simpatia, que usa no estandarte e nas camisetas as cores amarelo e lilás, teve como padrinhos Dona Zica da Mangueira e o fundador da Banda de Ipanema, Albino Pinheiro. Uma das personalidades marcantes da história do bloco foi o falecido humorista Bussunda (1962-2006), que durante anos, a partir de 1989, desflou como o Rei Momo do Simpatia.

Também filiado à Sebastiana, o Bloco da Ansiedade faz seu único desfile neste sábado, a partir das 16h, no bairro de Laranjeiras, na zona sul. Criado em 1997 pelo artista plástico pernambucano Fernando Carvalho, o Ansiedade é o único bloco de frevo do Rio de Janeiro e deve atrair cerca de 4 mil foliões, ao som de uma orquestra de 23 músicos. O bloco sai do Mercadinho São José e segue pela Rua Gago Coutinho até o Largo do Machado, de onde retorna pela Rua das Laranjeiras. O desfile deste ano vai homenagear o sanfoneiro Dominguinhos, falecido no ano passado.

Ainda na zona sul, a Banda de Ipanema festeja amanhã (23) 50 anos de carnaval, promovendo um banho de mar à fantasia, nos mesmos moldes dos que eram realizados nas praias cariocas até a década de 80 do século passado. O evento começa às 10h, na Avenida Vieira Souto, em frente ao Posto 8, e a banda vai oferecer gratuitamente aos foliões algumas fantasias de papel crepom, conforme manda a tradição dos banhos de mar à fantasia.

Também na manhã de domingo, o Suvaco do Cristo, bloco criado em 1986 pelos moradores do bairro do Jardim Botânico, desfila a partir das 10h. O nome do bloco é uma referência à localização do bairro, ao pé do Corcovado. A estimativa é reunir 40 mil foliões.

No centro, estão previstos para amanhã desfiles do Cordão do Boitatá, a partir das 9h, do Fogo e Paixão, que toca um repertório da chamada música brega, às 10h, e do Escravos da Mauá, na zona portuária, às 13h.

Com um número menor de foliões, 38 blocos desfilarão na zona norte e nove na zona oeste neste fim de semana.