Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Rio

Dom Orani João Tempesta, nosso Cardeal

Sempre presente em todas as comunidades católicas

Jornal do BrasilPadre Pedro Nunes de Almeida*

A nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro se sentiu também agraciada com a eleição de Dom Orani para ser um colaborador mais próximo do Papa Francisco, quando a sua missão de pastor ganha dimensões universais como serviço a  toda a Igreja.

A capacidade de trabalho do nosso arcebispo impressiona a todos, pois tem conseguido estar presente nesta grande cidade em ocasiões importantes para a vida do povo carioca. Praticamente não há comunidade católica que ainda não tenha sido visitada neste, relativamente, curto espaço de tempo de seu pastoreio. Assim, nós podemos dizer que uma grande característica do trabalho pastoral de Dom Orani é ser PRESENÇA.

Gostaria de acrescentar como traço importante de sua ação pastoral a HUMILDADE. O trato afável e simples para com todos nos faz experimentar junto a sua pessoa alguém que valoriza e escuta cada ser humano e isto se traduz, também, no trato com seu clero, pois consegue usar de afável distinção para com todos.

Buscando viver com empenho o seu lema episcopal, possui uma palavra que une, sem agravar as diferenças e sem negá-las; pode-se ver aqui a valorização da comunhão como instrumento para o fortalecimento da unidade. Em sua pessoa se reflete o desejo da Comunhão como serviço à unidade.

Como nos alegra saber que o Papa Francisco contará com uma preciosa colaboração do nosso Arcebispo. A ele nossos votos invocativos de intercessão ao Santo Espírito, expressando nossa gratidão por tanta benevolência com a Casa do Padre.

*Padre Pedro Nunes de Almeida é diretor da Casa do Padre 

Tags: da, fortalecimento, instrumento, o, para, unidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.