Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Rio

Terminais automatizados dos Correios começam a funcionar no Rio até abril

Agência Brasil

Até abril, moradores do Rio de Janeiro poderão retirar encomendas entregues pelos Correios de forma automática. A princípio, serão oito terminais na cidade, que funcionarão também para postagem. Em seis meses, serão implantados 21 terminais nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A vice-presidente de Clientes e Operações dos Correios, Glória Guimarães, explica que a ação faz parte da modernização da empresa, prevista na Lei 12.490/11.

“O objetivo disso é se modernizar como os bancos se modernizaram. Os bancos colocaram self-service e a gente também quer fazer a mesma coisa. Tudo isso facilita muito a vida do cliente, é conveniência, é facilidade, independência. Não depende de horário de a agência estar aberta. Enfim, todas essas facilidades a gente vai disponibilizar para o cliente”.

As máquinas são abastecidas pelos carteiros, portanto não substituem a mão de obra. Elas funcionarão 24 horas por dia, os sete dias da semana, em locais como estações de metrô, shoppings e supermercados. Segundo os Correios, a automação contribui para reduzir o número de encomendas devolvidas por ausência de destinatário, que hoje chega a 4%.

De acordo com Glória, o sistema de pagamento ainda está em estudo, mas provavelmente será por meio de cartão de crédito ou pré-pago, feito pela internet. A princípio, os valores de postagem devem ser os mesmos do meio tradicional. Para o recebimento de encomendas, o cliente será informado por mensagem de texto.

“Eu fiz uma compra pelo e-commerce, aí ela [a loja virtual] me pergunta 'como você quer a entrega?', você quer receber em casa ou em um quiosque perto da sua casa?, te abre uma janelinha, que nós vamos disponibilizar, [mostrando] onde tem os quiosques. Eu marco 'quero buscar no quiosque perto do meu trabalho' e indico meu celular. Na hora em que a encomenda estiver vindo, eu recebo uma mensagem: 'sua encomenda já se encontra na caixinha tal e a senha é tal'. Eu vou lá, dou a senha na caixinha, abro, pego minha encomenda e fecho. É simplesinho assim mesmo.”

A empresa é a primeira do país a implantar o sistema automatizado, e a iniciativa é um piloto para a utilização desses terminais em todo o país. De acordo com os Correios, o método é utilizado por operadores postais nos Estados Unidos, no Chile e em países da Europa e Ásia.

Segundo a vice-presidente de Clientes e Operações, o investimento inicial foi de R$ 3 milhões. As primeiras máquinas virão de quatro fornecedores europeus, emprestadas em sistema de comodato, para os testes.

 

Tags: . correios, Abertura, empresa, postos, RJ

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.